Bomba no mapa - Mar sobe no sul e sudeste

Cliclone extra-tropical gera potente ondulação e a previsão promete uma semana inteira de boas ondas nos litorais sul e sudeste do Brasil

por Lucas Conejero, 26/10/2018
follow

Uma zona de baixa pressão se desloca nas próximas 48 horas do interior do Brasil e vai encontrar as águas quentes do Atlântico durante o fim de semana.

O resultado é a formação de um ciclone extra-tropical e de uma potente ondulação, que deve atingir os litorais sul e sudeste com séries de mais 3 metros em algumas praias. As rajadas de vento do quadrante sul podem chegar aos 80km/h entre o fim da tarde de sábado e a manhã de domingo. Portanto, atenção redobrada e barcos no cais.

Litoral Sul

No litoral sul do Brasil, o swell (SE - 12 segundos) encosta na madrugada de sábado para domingo. As séries podem amanhecer com mais de 3 metros e o mar vai, muito provavelmente, ficar com aquela cara “storm” o dia todo. O vento sul / sudoeste não dá trégua entre forte e moderado. O tempo fica nublado e não há indicativo de grandes volumes de chuva.

Na segunda-feira, o swell perde intensidade e vai virando cada vez mais para leste. As séries devem rolar com pelo menos 2 metros em SC - menores no RS e PR. O vento também ameniza e sopra fraco de leste / sudeste o dia todo - um pouco mais intenso no fim da tarde. Tudo indica que vai dar altas ondas!

Durante a semana, o swell segue perdendo força gradativamente, mas garante um bom surf pelo menos até a próxima sexta-feira (2/11). As estimativas são de séries entre 1 metro e 1,5 metros e vento do quadrante norte entre fraco e moderado.

Litoral Sudeste

No litoral sudeste do Brasil, o swell (SE - 11 segundos) chega um pouco mais fraco, mas o mar também sobe na região. Vale destacar que pela forte influência do quadrante leste, a ondulação acaba passando um pouco por fora de algumas praias, o que pode favorecer a formação das ondas.

No domingo, as séries devem rolar na casa de 2 metros. O vento sul / sudoeste não dá trégua entre forte e moderado e o mar deve ficar com aquela cara “storm”, praticamente sem condições de surf.

Durante a semana, o pulso de sudeste permanece na área com período de aproximadamente 12 segundos. Nos principais points do Rio, as séries podem ultrapassar a casa de 2 metros até terça-feira.

Em SP, as séries devem rolar entre 1 metro e 1,5 metros até pelo menos sexta-feira - mais consistentes nos “picos de leste”. O vento ameniza e sopra entre fraco e moderado do quadrante leste. Tudo indica uma semana inteira de altas ondas!