Oi STU Open define seleção brasileira no Rio

Etapa decisiva da plataforma contou com disputas nas modalidades olímpicas Park e Street e consagrou os campeões brasileiros da temporada

por Redação Almasurf, 19/11/2018
follow

Sob um sol escaldante e com arquibancadas completamente lotadas, Yndiara Asp e Pedro Barros na Park, Leticia Bufoni e Kelvin Hoefler na Street sagraram-se campeões do Oi STU Open 2018, encerrado na tarde do último domingo na pista da praça Duó, Barra da Tijuca (RJ).

A plataforma STU contou neste ano com um calendário de eventos nas duas modalidades olímpicas e foi a principal competição nacional a somar pontos para o ranking do Circuito Brasileiro de Skate Profissional, que formou a Seleção Brasileira de Skate de 2019.

De acordo com a Confederação Brasileira de Skate, o principal objetivo da iniciativa é contribuir para a preparação dos atletas na disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão.

Park

A final feminina do Park foi de altíssimo nível. Yndiara Asp levou a melhor e garantiu a já esperada vaga na seleção. A catarinense completou a bateria de três voltas com manobras perfeitas. Isadora Pacheco ficou com o segundo lugar e Dora Varella com a terceira posição.

“Hoje eu acordei bem e vi que seria um dia perfeito. Estou muito feliz de estar dentro da seleção, junto com as meninas, que são super merecedoras. A expectativa para 2019 é mostrar o que eu amo fazer, no meu estilo, e apresentar isso cada vez mais para o mundo todo”, disse Asp.

Entre os homens, os maiores nomes do skate mundial passaram pelo Duó SuperPark, onde Pedro Barros se deu bem. Pedro Quintas foi o vice-campeão. Luizinho Francisco representou a nova geração na terceira posição.

“Esse ano inteiro foi uma grande preparação. O skate tem uma história de muitos anos, é um estilo de vida, e a Olimpíada é algo novo. A mensagem é o skate acima de tudo. É algo que nos dá vida e abre novos horizontes, nos traz amigos que considero minha família. O lifestyle tem que sempre ser valorizado por que é uma forma de se expressar. A competição foi demais, mostra o nível do skate brasileiro. Para você ver, o Alex Sorgente não ficou no pódio e ele é campeão do mundo”, avaliou Barros.

Street

Na Street, a legend Letícia Bufoni arrepiou e terminou sua última volta com uma manobra para fora da pista, literalmente indo para a galera. Pâmela Rosa e Rayssa Leal de apenas 10 anos, conhecida pela galera como “fadinha”, completaram o pódio.

“A competição foi animal, a energia está incrível. Amei andar no Rio, foi um clima muito bom e só mostra a energia do skate”, declarou Bufoni.

No Masculino, Kelvin Hoefler manteve o favoritismo com um repertório de manobras espetaculares. O segundo lugar ficou com Felipe Gustavo e o terceiro com o canadense Micky Papa.

“O evento teve uma vibe muito positiva, o que ajudou no desempenho de todos os skatistas. Estou muito feliz com o resultado. Espero voltar ano que vem e representar bem o país na classificatória brasileira”, comentou Kelvin.

Resultados OI STU Open 2018

Street Masculino
1 Kelvin Hoefler
2 Felipe Gustavo
3 Micky Papa
4 Mauro Iglesias
5 Luan Oliveira
6 Patrik Mazzuchini
7 Lucas Rabelo
8 Maxin Kruglov

Street Feminino
1 Letícia Bufoni
2 Pamela Rosa
3 Rayssa Leal
4 Karen Feitosa
5 Virginia Fortes Águas
6 Isabelle Menezes
7 Isabelly Ávila
8 Giovana Dias

Park Masculino
1 Pedro Barros
2 Pedro Quintas
3 Luiz Francisco
4 Augusto Akio
5 Matheus Mello
6 Hericles Fagundes
7 Pedro Carvalho
8 Alex Sorgente

Park Feminino
1 Yndiara Asp
2 Isadora Pacheco
3 Dora Varella
4 Karen Jonz
5 Letícia Gonçalves
6 Camila Borges
7 Vitória Bassi
8 Deise dos Reis

Seleção Brasileira de Skate 2019

Park Feminino
1 Yndiara Asp
2 Isadora Pacheco
3 Leticia Gonçalves
+ Convidada

Park Masculino
1 Pedro Barros
2 Pedro Quintas
3 Luiz Francisco
+ Convidado

Street Feminino
1 Pamela Rosa
2 Rayssa Leal
3 Virginia Fortes
+ Convidada

Street Masculino
1 Kelvin Hoefler
2 Felipe Gustavo
3 Tiago Lemos
+ Convidado