PASA Games começa em Punta Rocas

Evento reúne 270 atletas de 20 países em uma edição histórica para a comunidade do surf, inserida pela primeira vez no ciclo olímpico

por Redação Almasurf, 03/12/2018
follow

Uma cerimônia no último domingo (2) abriu o Pasa Games 2018, prova classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, que acontece até o próximo fim de semana em Punta Rocas, Peru.

O evento reúne cerca de 270 atletas de 20 países em uma edição histórica para a comunidade do surf, inserida pela primeira vez no ciclo olímpico.

Atletas da Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Ilhas Virgens, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam das disputas.

A solenidade de abertura contou com o tradicional desfile e terminou com uma ação que simboliza a fraternidade dos povos das Américas. Dois representantes de cada nação subiram ao palco e depositaram areia das praias de seus respectivos países em um recipiente comum.

A delegação brasileira viaja com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), sob coordenação da Confederação Brasileira de Surfe (CBSURF).

Além das medalhas e do título de campeão panamericano individual e por equipe, estarão em jogo as vagas do Pan, que será disputado no mesmo point, nas categorias masculino e feminino: surf, longboard, SUP Wave e SUP Race.

Será a primeira vez na história que o surf, o longboard e o SUP farão parte do programa dos jogos Pan-Americanos, integrado ao calendário do Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento pode garantir vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

PASA Games

O PASA Games 2018 é a principal plataforma de classificação para disputar os jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Dependendo do resultado do time, o Brasil pode classificar até - no máximo - 10 atletas para disputar os jogos de Lima em 2019.

Dois no surf masculino e duas na feminino. Uma atleta no longboard feminino e um atleta no longboard masculino. Mesmo caso do SUP wave e race, que poderão classificar, no máximo, um homem e uma mulher em cada modalidade.

Ou seja, além dos títulos individuais e por equipe, o Brasil pode voltar do PASA Games 2018 com 10 atletas classificados para disputar os jogos Panamericanos de Lima 2019.

Além dos brasileiros, estarão competindo em Punta Rocas atletas de todas as Américas. Entre eles os americanos e os peruanos, principais adversários dos brasileiros no continente.

Fato é que o time brasileiro é um dos favoritos em todas as modalidades para conquistar as medalhas e as vagas para o Panamericano de Lima 2019.

Seleção Brasileira do PASA Games 2018

Surf Masculino
Marcos Corrêa
Robson Santos
Yagê Araújo
Alan Donato

Surf Feminino
Ane dos Santos
Taina Hinckel
Juvenita Ferreira
Larissa dos Santos

Longboard
Phil Rajzman
Anderson Biludo
Chloé Calmon
Atalanta Batista

SUP Wave
Luiz Diniz
Caio Vaz
Nicole Pacelli
Aline Adisaka

SUP Race
Lena Guimarães
Jessika Matos
Vinicius Martins
Luís Guida “Animal"