Gabriel Novis leva o Festival Almasurf de Cinema

Em uma ilha isolada na Indonésia, diretor produziu o Isla de Los Búfalos, um filme de surf com alma de explorador

por Bruno Zanin, 29/01/2019
follow

O melhor momento para quem produz um filme é assisti-lo em uma tela grande com inúmeros espectadores em volta. A magia e as lindas sensações ao ver a reação de quem assiste é algo que o dinheiro não compra.

O Festival Almasurf carrega isso no seu DNA, como o próprio nome já diz. Com filmes sendo exibidos no coração da avenida Paulista e uma diversidade de olhares curiosos para saber como é a alma de quem surfa. 

Como membro do Juri e participante do festival, assisti muito honrado os lindos filmes inscritos. Fiquei feliz em ver nascer um dos mais conceituados festivais do Brasil, quem sabe do mundo.

Em dias em que filmmakers de surf remam contra um mar de incertezas e dúvidas, surge uma luz no fim do túnel. O Festival Almasurf premiou os profissionais dos 10 melhores filmes em dinheiro. É o único no País a fazer isso.

É difícil julgar arte? Ou melhor, a arte é “julgável”? Talvez...  

Por aqui, de forma democrática, escolhemos o melhor conjunto da obra (Roteiro, Trilha Sonora, Edição, Fotografia). Nosso time: eu, Camilla Sales, Loic Wirth e Rosaldo Cavalcanti.  

Destaque para os três finalistas: A Tábua Santista, de Junior Faria; Brasil País do Surfe, por Eduardo Linhares (Surfari); e o grande vencedor: Isla de Los Búfalos, do Gabriel Novis. 

Esta primeira edição contou com um bom número de filmes ricos em roteiro, diferente do que estamos acostumados a ver nos curtas focados somente em performance. 

O grande vencedor Gabriel Novis vem ganhando prêmios e reconhecimento. É um dos principais nomes quando o assunto são produções audiovisuais relacionadas a esportes no Brasil. 

No curta Isla de Los Búfalos, o diretor viaja para uma ilha pouco explorada na Indonésia e, no melhor estilo Indiana Jones, produz um filme de surf com alma de explorador.

Com uma fotografia impecável, casada na trilha original e performance de alto nível de Victor Bernardo, a obra enche os olhos e prende a atenção de quem assiste. 

Se você ainda não viu, tem até o dia 3 de fevereiro em sessões às 16 e às 19 horas no prédio da Fiesp, vai perder? 

Vida longa ao Festival Almasurf de Cinema!

Lista dos Filmes Selecionados

Isla de Los Lobos - Gabriel Novis
Tábua Santista - Junior Faria
Brasil País do Surf - Eduardo Linhares
Tudo a Ganhar - Bruno Tessari
Pareia - Ana Catarina e Vitor Vianna
O Universo de Fendrich - Micky Bernardoni
Alegria - Guilherme Sodré
A onda da Pedra D’água - Caio Antunes
Walking Around - Erick Nagata
Cat Surf Sleep - Nelson Ferraz