Luzimara Souza morre atingida por raio

Campeã cearense de surf faleceu durante sessão de treinos no Leste-Oeste; Outros surfistas foram atingidos pela descarga elétrica, um segue internado

por Redação Almasurf, 28/03/2019
follow

Campeã cearense de surf, Luzimara Souza faleceu na última quarta-feira (27) ao ser atingida por um raio no point do Leste-Oeste, em Fortaleza.

Segundo testemunhas, outros cinco surfistas estavam na água na hora da descarga elétrica. Todos foram atingidos e um deles segue hospitalizado.

A equipe da Almasurf lamenta o fato, presta solidariedade à família e ressalta: não fique no outside durante uma tempestade. Os perigos são grandes e os acidentes frequentes.

De acordo com Osmar Pinto, especialista em eletricidade atmosférica e físico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as praias são os locais onde mais acontecem acidentes com raios no País.

Osmar explica que a água salgada conduz eletricidade com extrema facilidade e um raio forte pode atingir - e até matar - pessoas a centenas de metros de distância do seu ponto de impacto.

"A primeira precaução é nunca ficar na água. Busque abrigo dentro de um carro ou de uma casa”, disse Osmar em entrevista na Folha de S. Paulo.

Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica, órgão ligado ao Inpe, indicam que o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo e o maior em número de mortes ligadas a acidentes com raios. A média é de 100 a 130 óbitos por ano.