Chloé é bronze na França

Seleção brasileira terminou em quarto lugar o ISA World Longboard Surfing. Evento definiu os dois últimos integrantes brazucas no Panamericano

por Fábio Maradei, 03/06/2019
follow

Mais uma vez o Brasil ficou entre os melhores do Mundo no surf. Desta vez nos famosos pranchões. No último domingo (2), a carioca Chloé Calmon garantiu a medalha de bronze no ISA World Longboard Surfing Championship, em Biarritz, na França.

Por equipes, a seleção verde e amarela terminou em quarto lugar, entre 32 nações participantes. O evento também definiu os dois últimos integrantes brasileiros para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, com Chloé e o paulista Wenderson Biludo mantendo as vagas conquistadas do PASA Games.

Com suporte Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o time brasileiro na França também teve a pernambucana Atalanta Batista, em sétimo lugar, o carioca Phil Rajzman na 13ª colocação e Biludo como 29º colocado.

Para o Pan de Lima, as vagas poderiam ser alteradas, caso Atalanta e Phil fossem os melhores das Américas ao final do torneio em Biarritz.

O Brasil também garantiu o quarto lugar no tag team Aloha Cup, uma disputa no formato revezamento, com os quatro atletas participando.

Na disputa individual, Chloé disputou dez baterias para subir ao pódio e colocar a medalha no peito. No round 2 ela caiu para a repescagem, sendo obrigada a surfar quatro baterias a mais para garantir sua vaga na finalíssima.

“Fiquei muito feliz por voltar para casa com três medalhas e por saber que estou no caminho certo”, vibrou a Chloé, referindo-se também às medalhas por nações e no Aloha Cup. “Foi uma semana intensa de campeonato, corri 12 baterias no total (com o Aloha Cup). Biarritz é um lugar muito especial para mim, onde comecei minha carreira internacional há noe anos, então voltar e conquistar uma medalha aqui foi mágico”, complementou a surfista, que também é a líder do ranking mundial da categoria da World Surf League (WSL).

Com a confirmação das duas últimas vagas, o Brasil já tem seus oito atletas que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Lima, em Punta Rocas. Junto com Chloé e Biludo, estão escalados Robson Santos e Karol Ribeiro no surf; Luiz Diniz, bicampeão mundial no ISA, e Nicole Pacelli, que também já levou ouro no ISA, no stand up paddle (SUP) wave; Lena Ribeiro, que este ano garantiu duas medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia, na Argentina, e Vinnicius Martins, atual vice-campeão pan-americano, no SUP Race.

Resultados do Brasil no ISA World Longboard Surfing Games 2019

Equipes


4º LUGAR GERAL (medalha de cobre)
4º LUGAR NO ALOHA CUP (medalha de cobre)
 
Feminino

Chloé Calmon – 3º lugar (medalha de bronze)
Atalanta Batista – 7º lugar
 
Masculino

Phil Rajzman – 13º lugar
Wenderson Biludo – 29º lugar
 
Time Brasil nos Jogos Panamericanos de Lima 2019

Robson Santos (SP)
Karol Ribeiro (RJ)
 
Longboard
Wenderson Biludo (SP)
Chloé Calmon (RJ)
 
SUP Wave
Luiz Diniz (SP)
Nicole Pacelli (SP)
 
SUP Race
Lena Ribeiro (RJ)
Vinnicius Martins (RJ)