Time Brasil segue vivo no Pan

Segundo dia de disputas do surf em Punta Rocas não foi muito favorável ao Time Brasil, mas todos os atletas seguem com chance de medalha

por Lucas Conejero, 31/07/2019
follow

O segundo dia de disputas do surf nos Jogos Pan-Americanos de Lima não foi muito favorável ao Time Brasil e dos quatro atletas que entraram no mar em Punta Rocas apenas Nicole Pacelli, na SUP Wave, conseguiu avançar direto para o Round 2.

Na mesma categoria, no masculino, Luiz Diniz teve problemas com seu equipamento e ficou em terceiro. Já no surf, Robson Santos, que fez a melhor média na última segunda-feira, não repetiu a boa apresentação e está na repescagem, o mesmo aconteceu com Karol Ribeiro.

Apesar de terem perdido, os três seguem com chances de medalha, inclusive a de ouro, porque o sistema é de "dupla eliminação". Ou seja, o atleta pode perder uma vez e, mesmo assim, chegar até a final. Na última bateria do dia, Nicole assegurou a única vitória verde e amarela.

Duas vezes campeã mundial, uma pela International Surfing Association (ISA) e outra pelo Stand Up World Tour, a paulista passou em segundo lugar na última bateria do dia, atrás da peruana Vania Torres. “Estou feliz por avançar, me classificar e agora vamos para a próxima em busca da medalha”, vibrou Nicole.

Luiz Diniz teve a cordinha rompida, atrapalhando significativamente seu desempenho, e terminou em terceiro, caindo para a repescagem. A diferença para o mexicano Felipe Rodriguez, segundo na disputa, foi de apenas 4 décimos (7.9 a 7.5 pontos) No final, Luiz quase conseguiu a virada. Precisava de 3.63, mas tirou 3.23. “Caí numa onda importante, mas está tranquilo. Nunca foi fácil e nem vai ser agora”, disse Diniz.

A categoria longboard (pranchões) não teve baterias neste segundo dia de disputas. Na estreia, Chloé Calmon, atual líder do ranking mundial da World Surf League (WSL), passou em primeiro lugar com a melhor pontuação entre todas. No masculino, Wenderson Biludo foi o segundo em sua bateria, atrás do argentino Surfiel Gil, e garantiu sua vaga no Round 2.

Nesta quarta-feira (31), o Time Brasil, que conta com todo o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), cai na água com cinco atletas.

Robson e Karol serão os primeiros na água. Depois, voltam ao mar Biludo e Chloé no Round 2 da Long e, novamente, fechando o dia, Nicole no Round 2 do SUP Wave feminino. As disputas seguem até o dia 4 de agosto, quando também serão realizadas as provas de SUP race, com o Time Brasil representado por Vinnicius Martins e Lena Ribeiro.