Caraguá protocola projeto de recife artificial na SPU

Projeto pretende conter a erosão provocada pela maré, preservar o meio ambiente e fomentar a prática do surf na cidade do litoral norte paulista

por Redação Almasurf, 31/07/2019
follow

A Prefeitura de Caraguatatuba, cidade do litoral norte de São Paulo, protocolou na última quinta-feira (26) na Superintendência Regional do Patrimônio da União (SPU) um projeto de construção de recifes artificiais na praia do Massaguaçu.

O projeto tem como objetivos conter a erosão provocada pela maré na orla da praia, impedir a pesca de arrasto no local, preservar a fauna e flora marinha e impulsionar o turismo na região fomentando a prática do surf.

De acordo com especialistas ouvidos pela Almasurf, a praia tem as características ideias para esse tipo de construção, inédita no Brasil, e pode resultar em ondas de calibre internacional no pico, que já conta com boas condições durante as ondulações do quadrante leste.

Logo após o encontro, Denis Fabrisio de Oliveira Selymes, superintendente substituto da SPU em São Paulo, manifestou apoio à instalação dos recifes artificiais na região.

“Assim que tivermos a autorização da SPU para dar andamento na proposta, buscaremos os licenciamentos nos órgãos competentes estaduais e federais. O superintendente da SPU, Denis Fabrisio, considera a baía do Massaguaçu um local ideal para construção de um arrecife artificial em função da potência da ondulação e linearidade da praia, fatores que contribuem para a instalação da estrutura. Sem contar que já existem estudos sobre o tema na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de São Paulo”, destaca Pedro Ivo de Sousa Tau, secretário muncipal de Planejamento e de Administração.