SUP Para Todos - Democracia nos boardsports

O Stand Up Paddle é relativamente novo no Brasil, mas atrai cada vez mais adeptos e curiosos, principalmente pela facilidade no aprendizado

por Redação Almasurf, 20/08/2019
follow

O Projeto Stand Up Para Todos chega à sua quinta edição em 2020 com previsão de acontecer em diferentes municípios do litoral e do interior do Estado de São Paulo.

A iniciativa promove clínicas gratuitas da modalidade e tem o objetivo de transformar e inspirar pessoas sobre pranchas, oferecendo ao público, sem distinção de idade, uma primeira experiência no universo dos boardsports.

O SUP nasceu no Havaí, deriva do surf e é um esporte relativamente novo no Brasil, mas que atrai cada vez mais adeptos e curiosos, principalmente pela facilidade no aprendizado.

Além disso, é um esporte que pode ser praticado também em rios, lagos, represas e até mesmo em piscinas, fato que faz dele uma das modalidades mais democráticas e acessíveis do segmento.

As aulas são ministradas por profissionais devidamente capacitados e é oferecido todo o material necessário. A iniciativa é voltada, principalmente, aos participantes que nunca tiveram contato com uma prancha antes. São necessários poucos minutos até que o aluno seja capaz de manter-se em pé.

A primeira fase ocorre na areia, momento em que o monitor explica sobre como se comportar no oceano, indica o posicionamento correto na prancha, dá dicas de equilíbrio e do momento ideal para se levantar.

No segundo momento, todos os alunos seguem para a água e, com suporte do monitor, colocam em prática o que aprenderam.

Dois fotógrafos ficam posicionados para registrar o momento em que cada aluno consegue manter-se em pé na prancha, eternizando a experiência para a vida toda.

Para Todos 

O século XXI, era do compartilhamento, popularizou o surf e as modalidades que dele derivaram. Depois de décadas restrito à uma “tribo”, o esporte dos reis havaianos invadiu as praias do Brasil e do mundo.

Na esteira deste processo de descentralização e popularização da cultura do surf, a cultura de praia, já mainstream em muitos países globo, também cresceu e ganhou ainda mais espaço.

Na plataforma Para Todos, nosso propósito é promover ainda mais a popularização do universo dos boardsports. Acreditamos na função social do esporte e na inclusão social através dele. Nossa missão é transformar e inspirar pessoas sobre pranchas.