Lar Mar transforma bitucas em pranchas

Inspirada no projeto Cigarette Board do designer Taylor Lane, iniciativa vai recolher bitucas, transformá-las em pranchas e doa-las à crianças carentes da baixada santista

por Redação Almasurf, 01/10/2019
follow

Inspirada no projeto Cigarette Board do design industrial Taylor Lane, a Lar Mar, bar localizado na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, vai recolher bitucas de cigarro em seu ponto físico e transformá-las em pranchas de surfe.

No local, há um reservatório onde os clientes podem deixar os cigarros que serão destinados para a ação. A cada três mil bitucas, uma prancha será criada pelo shaper Neco Carbone.

"Nosso objetivo é fazer com que as pessoas parem de jogar bitucas no chão. Nossos clientes aceitaram a ação de uma forma incrível. Em apenas um final de semana, conseguimos reunir mais de mil bitucas", conta Felipe Árias, fundador da Lar Mar.

Árias conta que a arrecadação de bitucas será uma ação contínua na Lar Mar e que as pranchas não serão vendidas, mas doadas para escolinhas de surf voltadas à crianças carentes da cidade de Santos e Guarujá, litoral sul de São Paulo.

Cigarette Board

Taylor Lane construiu a primeira prancha de surfe em 2017 com bitucas encontradas nas praias da Califórnia. O projeto lhe rendeu ampla visibilidade na mídia, nas redes sociais e alguns prêmios de sustentabilidade nos Estados Unidos.

"Este é o item mais encontrado em mutirões de limpeza de praia e ninguém nunca imaginou que daria para fazer algo com ele”, contou Lane ao jornal Orange County Register.

Ainda de acordo com a reportagem, Taylor precisou de quase 200 horas de trabalho para criar o protótipo, vencedor do prêmio Upcycling Award. Desde então, a Cigarette Board vem inspirando outros projetos similares nos quatro cantos do planeta.

Segundo a Ocean Conservancy, envolvida em mutirões de limpeza de praias desde 1986, as bitucas foram os itens mais encontrados em suas ações. Estimativas da ONG indicam que aproximadamente 60 milhões de unidades foram retiradas dos oceanos nos últimos 30 anos.

O bar Lar Mar fica localizado na rua João Moura, 613, e é possível despejar as bitucas de cigarro no ponto de coleta de quarta a domingo.