Punta del Este recebe regata clássica

Clipper Round the World Yacht Race, uma das maiores regatas do mundo, volta a Punta del Este, Uruguai.

por Daniel Navas, 05/06/2017

O Yatch Club Punta del Este trouxe de volta para a cidade de Punta del Este, Uruguai, a principal regata do mundo.

O balneário esteño receberá, em setembro, o Clipper Round the World Yacht Race, uma prova que irá atravessar todos os mares ao redor do Planeta.

"Para nós, que fazemos parte do Yatch Club Punta del Este, é uma honra que a maior regata ao redor do mundo venha a nossa cidade", disse Juan Etcheverrito, comodoro da instituição.

O lançamento da prova aconteceu no dia 1º de junho, nas instalações do Yacht Club Punta del Este. Etcheverrito destacou que, para o país, a prova terá um impacto mediático muito forte para Punta del Este. Ele também enfatizou que a chegada das embarcações gerará grande demanda atrás de bens e serviços por meio das tripulações e suas equipes de apoio. Entre eles, inclui os serviços de reparação e abastecimento dos navios, assim como o fornecimento de alimentos para os competidores e seus colaboradores.

A regata também passará pelos portos de Liverpool, Cidade do Cabo (África do Sul), Sydney, Hobart, Quigdao (China), Seattle e Panamá. Depois de 25 anos, Punta del Este participará, mais uma vez, como sede de uma das fases da regata internacional, tal como aconteceu décadas atrás com a prova de Whitbread e outras, como La Vuelta al Mundo em solitário e a regata Cape Town Punta del Este.

Está previsto que a prova de Punta del Este seja a final da primeira fase e, possivelmente, a última. Faltam apenas alguns detalhes finais da organização da regata.

A prova No dia 20 de agosto, os veleiros iniciam a regata no porto Inglês de Liverpool e espera-se que, a partir de 20 de setembro, comecem a chegar em Punta del Este. A regata vai navegar por toda a Baía de Maldonado no dia 4 de outubro até a sua próxima parada, que será na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A regata foi criada em 1996 por Sir Robin Knox-Johnston, o primeiro navegador a dar a volta ao redor do mundo sem nenhuma ajuda, entre junho de 1968 e abril 1969. As embarcações que participarão da prova percorrerão mais de 40 mil milhas por quase um ano. "Durante três semanas, não só o porto, mas também toda a cidade terá a atenção de todos os amantes da regata ao redor do mundo. É muito importante para o país que Punta del Este tenha recuperado esta regata", disse Etcheverrito.

Na prova, concorrerão veleiros de 70 pés de comprimento, pouco mais de 20 metros. Ao contrário de outras regatas similares, o Clipper Round the World Race é composto por equipes de voluntários e amadores. "Encontramos profissionais de todos os tipos e estilo de vida nessa prova. Desde bombeiros, passando por taxistas, agricultores, pilotos de avião, etc”, comenta.

E o comodoro ainda acrescenta que metade da tripulação é composta por novatos e, alguns casos, o participante nunca navegou em sua vida. Durante os dias de provas, os competidores são submetidos a extensos exames médicos e intensa preparação para poder enfrentar as piores condições climáticas do alto mar.

Sobre Punta del Este: um balneário 5 estrelas Luxuosas casas de veraneio, altos edifícios de frente para o mar, enormes iates, hotéis e restaurantes de luxo fazem deste balneário o mais fascinante da América. Punta del Este é reconhecido internacionalmente como uma das principais estâncias da América, além de ser o mais exclusivo da região. Ele está localizado no departamento de Maldonado, apenas 1 hora e 30 minutos da capital.

E não é por acaso que a cidade foi escolhida como destino de verão por grandes celebridades, como o estilista Ralph Lauren, o jogador de futebol Zinedine Zidane, o cantor da banda Metallica James Hetfield ou Shakira. Ao visitar a cidade, o turista encontrará uma ampla oferta de lazer, que inclui salas para eventos, restaurantes, bares, clubes, lojas de antiguidades, galerias de arte, cinemas, teatros e vida noturna. A cidade balneária é escolhida para a realização de grandes festas, desfiles de moda de marcas prestigiadas e uma ampla gama de eventos culturais de grande escala, como o Festival Internacional de Jazz, o Festival Internacional de Cinema e exposições de renomados artistas contemporâneos.

Punta del Este é, também, um destino natural único. Com mais de 20 quilômetros de costa e altas montanhas com vista para o mar, o balneário oferece ótimos espaços e paisagens para aqueles que chegam à procura de tranquilidade absoluta.

O ponto de encontro das duas praias mais famosas: Playa Mansa e Playa Brava, marca o fim do Rio de la Plata e o início do Oceano Atlântico. A estância cresceu a oeste, formando Punta Ballena e a leste, com a criação de La Barra e José Ignacio. A diversidade de seu litoral e sua areia branca e fina faz de Punta del Este um lugar ideal para a prática de esportes como surf, windsurf, jet-ski, canoagem, vela, pesca e destino de iatismo.

Já em terra firme, os turistas também têm o privilégio de praticar outros esportes como polo, golfe, tênis ou rugby. Em suma, Punta del Este é sinônimo de alternativas para atender as necessidades dos turistas mais exigentes.

 Fonte El Pais