Jack O´Neill, o legado

Almasurf presta homenagem a Jack O´Neill, um dos pioneiros da indústria mais respeitados por sua trajetória e legitimidade no surf internacional.

por Redação Almasurf, 19/06/2017
follow

Jack O´Neill, surfista, amante do oceano, entusiasta do mundo náutico, pioneiro de roupa de borracha, balonista e fundador da icônica empresa ONeill, faleceu no mês de maio em Santa Cruz, Califórnia, de causas naturais aos 94 anos.
 
Cercado por família, Jack era alma e emoção como sempre, reiterava o amor pela família, apreciava uma vida bem vivida, suas esperanças para os amigos e os oceanos que ele amou, tudo dentro da familiaridade de sua casa à beira-mar de mais de 50 anos, tendo as ondas famosas de sua amada praia de Pleasure Point batendo aos seus pés.
 
Jack nasceu em Denver, Colorado, e mudou-se com sua família para Long Beach, Califórnia.

Ele adquiriu um amor pela praia no início da juventude no sul da Califórnia e freqüentou a Universidade de Portland, no Oregon, onde obteve um diploma em negócios.
 
Depois de prestar o serviço na Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, Jack casou-se com Marjorie Bennett e eles se mudaram no início da década de 1950 para Ocean Beach, San Francisco, Califórnia. Ele então imediatamente começou a experimentar, na mesa da cozinha de casa, vários materiais projetados para proteção contra a água gelada do oceano do norte da Califórnia, sob o seguinte argumento: "Eu só queria surfar mais."

Nos anos 50, Jack havia inventado os primeiros trajes de surf e bodysurfing e abriu a primeira loja de surf perto de Ocean Beach.

É dele também o termo "Surf Shop", um conceito para o qual ele mais tarde recebeu a marca comercial registrada. Naquele momento, Jack comentou: "Todos os meus amigos disseram: ONeill: você vai vender somente para cinco amigos na praia. Logo vai estar fora do negócio".

Inspirado na crescente cena do surf, Jack mudou-se com sua igualmente crescente família para 160 quilômetros a sul de Santa Cruz, e abriu sua loja seguinte, onde o Dream Inn está hoje. Pouco tempo depois, ele começou a fazer pranchas de surf, promovendo os primeiros filmes de Bruce Brown e produzindo ropuas para a população de surfistas em expansão em Santa Cruz e em toda a Califórnia.
 
A mania do surf logo se expandiu para além da Califórnia e Jack montou essa onda melhor e mais do que quase todos na indústria do surf. Afinal, ele o que fazia era com paixão. Acabou mais surpreso do que qualquer um ao ver quanto o negócio crescia.
 
Ao longo deste caminho, Jack viajou pelo mundo e tornou-se internacionalmente conhecido como surfista, piloto de avião e de balão, marinheiro, pescador e aventureiro.

Jack era igualmente reconhecido por seu tapa-olho e sua barba, muitas vezes visto dirigindo em torno de Santa Cruz com seu Jaguar conversível.

O tapa-olho era resultado de sua pranchada no olho esquerdo, provocada pelo leash, curiosamente criado pelo seu filho.

Em 1980, a O´Neill tornou-se um negócio internacional próspero, sendo o maior designer e fabricante de roupa de borracha para recreação oceânica do mundo. Como o interesse mundial no surf explodiu, o mesmo ocorreu com a marca de surf O´Neill na Austrália, Europa e Japão.
 
Para sua conquista mais orgulhosa, em 1996, Jack criou a entidade O´Neill Sea Odyssey (OSO), um programa de educação ambiental e marinha usando seu catamarã pessoal para levar mais de 30 crianças ao Santuário Marinho Nacional de Monterey Bay.

Além de uma sala de aula e da construção de um laboratório no porto de Santa Cruz, construído por ele em 1965, Jack desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região.
 
Hoje, com mais de 20 anos, o programa O´Neill Sea Odyssey é um dos maiores do gênero no mundo, tendo hospedado quase 100 mil crianças em idade escolar.

Comentando sobre o programa, Jack disse: "O oceano está vivo e nós temos que cuidar dele. Não há dúvida de que o O´Neill Sea Odyssey é o melhor trabalho que já fiz."

 

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf