Lagoa Surfe Arte premia os vencedores do Festival de Cinema

Primeira semana de atividades do evento ficou marcado pela exibição e premiação do Festival de Cinema. Programação tem sequencia nessa semana com mesas-redondas e exposição no CIC – Centro Integrado de Cultura.

por Danilo Caboclo, 17/10/2017
follow

A primeira semana de atividades do Lagoa Surfe Arte foi marcada pela exibição e premiação do Festival de Cinema. Nesse domingo foram conhecidos os vencedores nas onze categorias (ver lista abaixo) durante a festa de premiação que rolou no Vila dos Araçás, na Lagoa da Conceição.

O Festival de Curtas Metragens teve como jurados Thomas Crocco (Videomaker, Editor e Diretor do MIMPI Film Festival), John Magrath (Soulsurfer, Videomaker e Editor), Ricardo Gonçalves (Fotógrafo e Diretor do SAL – Surf Art Lisbon Film Fest), Marilha Naccari (Professora de Cinema da UNISUL/SC e Coordenadora de programação do FAM – Festival Audiovisual Mercosul) e Junior Faria (Jornalista, surfista e Shaper Designer). Além disso, o público também pode eleger seu filme favorito através de votação.

Confira a lista dos vencedores:

Melhor Curta Metragem – Shapes & Fia – Luciano Burin
Melhor Direção - Shapes & Fia – Luciano Burin
Melhor Roteiro – Florianópolis, a Ilha dos Contrastes – Reconhecendo o Surf – Surfari
Melhor Edição - Florianópolis, a Ilha dos Contrastes – Reconhecendo o Surf – Surfari
Melhor Fotografia – It´s Not Over – Bruno Tessari
Melhor Trilha Sonora – Eat.Surf.Sleep – Prefácio – Nelson Ferraz
Melhor Videoclipe – Italo Ferreira – NOWHERE – Felipe Queiroz
Prêmio Especial do Júri – Surf Adaptado/SC – André Gemmer
Melhor Curta Catarinense – Júri – Asian Notes – Carlos Portella
Melhor Curta Metragem – Público – ASYM – Rafael Roma
Melhor Curta Catarinense – Público – ASYM – Rafael Roma

"Além de ser uma chancela importante eu acho que o mais importante é essa valorização que o Lagoa Surfe Arte dá para nós produtores e diretores. É muito importante exibir os filmes em uma sala de cinema, é outra experiência assistir em uma sala de cinema o seu filme. Fico feliz pelo reconhecimento e contente pelo Festival ter crescido, mesmo com todas as dificuldades que a gente sabe que existem. Outro ponto bacana foi a presença do Júlio Adler. Esse encontro da galera e a exposição só valoriza e fomenta os produtores, que são em sua maioria independentes. Isso faz com que a turma tenha mais vontade de produzir boas obras", disse Luciano Burin, vencedor do prêmio de Melhor Curta Metragem e Melhor Direção.

Júlio Adler - LSA´17
Em todas as suas edições os organizadores do Lagoa Surfe Arte buscam um nome de grande relevância na cultura surfe para participar das atividades e após as passagens do fotógrafo Tito Rosemberg e do jornalista Adrian Kojin, o convidado especial do LSA´17 foi Júlio Adler. Diretor de SACA: o filme Tiago Pires "Saca" (Portugal), Júlio falou com o público e aproveitou para passar todo seu conhecimento durante a palestra "O que você faz pelo surfe".

Após a exibição dos filmes e a passagem de Júlio Adler em Florianópolis, a programação do Lagoa Surfe Arte segue para sua segunda semana dedicada as mesas-redondas. A partir dessa segunda até a quinta serão quatro dias de debates com os seguintes temas: "Surfe Feminino", "Empreendedorismo no Surfe", "Tecnologia e Inovação" e "Saúde no Surfe" (confira quem estará presente em nossa programação ao final). Os debates acontecem no Espaço Lindolf Bell, no CIC (Centro Integrado de Cultura), sempre das 19h às 21h, aberto ao público.

Programação – LSA´17 (2ª semana)

10 a 20 de Out – Espaço Lindolf Bell - Exposição "A evolução do design da prancha de surfe" e Galeria LSA17

Acervo de pranchas desde 1960, pranchas de atletas e outros itens históricos

Artistas: Carlos Carpinelli Jr (SC) - Emerson Rauth (SC) - Tom Veiga (SC) - Fabian Lavater (Suíça) - Lisa Marques (Portugal) - Luis Silva (Portugal) - Matthew Wigglesworth (Inglaterra) - Max Rolando (Itália)
Fotógrafos: Klaus Zanella (SC) - Renato Leal (SC) - William Zimmermann (SC) - Fillipe Ditadi (RJ) - Vitor Viana (RJ) - Peu Fernandes (BA) - Raphael Tognini (SP) - Miguel Constantino (Portugal)

16 a 19 de Out – Espaço Lindolf Bell - Mesas-redondas LSA17

Sempre das 19h-21h

16/Out – Surfe Feminino com Marina Werneck (surfista - RJ), Chantalla Furlanetto (surfista – SC), Tina Villela (FECASURF), Alê Iarussi (Revista HARDCORE - SP), Antônia Wallig (Rekombinando – RS); moderadora Carolina Lucena, jornalista (Jornal DROP).

17/Out – Empreendedorismo no Surfe com Fernanda Bornhausen (Social Good Brasil – SC), Tiago Hahn (Empty Clothing Co. – SC), Pedro Assis Valente (Projeto Route – SC), Juliano Lima (BRAzinco – PR), Antônio Jr. (Flutuar Surf – SP); moderador Fabiano Moraes, jornalista.

18/Out – Tecnologia & Inovação com Avelino Bastos (Tropical Brasil – SC), Felipe Siebert (Siebert Woodcraft Surfboards – SC), Alexandre Snapy (Snapy Surfboards – SC), Rogério Arenque (Arenque Surfboards – SC); moderador Cristiano Rigo, jornalista (Notícias do Mar).

19/Out – Saúde no Surfe com Leandro Dora (AprimoreSurf – SC), Fernando Motta (Surflek – SC), Marcelo Amaral (Biomecânica Funcional/Treinamento Preventivo – SC), Alisson Paz (Action Paz/Redbull team - SC), Daniel Uesugi (Personal Boards – SP); moderador Ricardo Macuco, jornalista.

Sobre o Lagoa Surfe Arte O festival Lagoa Surfe Arte tem como grande objetivo ser vitrine da cultura surfe e promover um encontro entre os amantes do esporte e do estilo de vida. Realizado pela primeira vez em Janeiro de 2016, o evento chega à 3a. edição como um dos maiores festivais de cultura surfe do Brasil. Idealizado por Fabrício Flores, creative shaper das alternativas pranchas Sea Cookies Handshapes, o evento vem crescendo e ganhando reconhecimento a cada edição.

Em outubro de 2016, o LSA apresentou seu formato anual com mais dias de programação e entrou para o calendário da cidade. Além das exposições de obras de artistas catarinenses e estrangeiros, o público que comparece ao LSA pode participar das palestras, mesas-redondas e cursos, ver e votar nos melhores filmes do Festival de Curtas e tem a oportunidade de assistir filmes inéditos na tela do cinema.

O conteúdo da programação cria momentos únicos e aproximação com lendas vivas, como o que aconteceu com a ilustre participação do Tito Rosemberg, uma referência para os aventureiros, mochileiros e surfistas e que encabeça a crescente lista de palestrantes do LSA. O evento reune surfistas e não-surfistas, todos os apaixonados pelo belo e pela arte. Existe muito conteúdo de qualidade dentro do universo do surfe e o Lagoa Surfe Arte é onde tudo se encontra.

Venha pro LSA17! O swell cultural tem data e duração prevista. Prepare-se! Visite nosso site e saiba tudo sobre o evento deste ano e das edições passadas.

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf