Surfestival promove grande encontro do esporte catarinense

Surf repórter Maurio Borges promove encontro de legends do surf em Santa Catarina.

07/12/2017
follow

Muitos ficaram sem palavras para descrever este evento, que se torna um marco na história do surfe catarinense.

O encontro de alguns dos maiores responsáveis pela história do surfe no estado, num só lugar, no P12, em Jurere Internacional, em Florianópolis, no último dia 2 de dezembro. O reconhecimento da importância de cada um, e a intenção de manter viva a memória de todos estes mais de 50 anos do esporte no Sul do País.

Foi uma tarde de gala onde mais uma semente foi plantada em meio às dúvidas do atual momento que atravessa o esporte no Brasil. Uma atividade que aproxima e inclui gerações dentro e fora dágua, que usa e trata a natureza como bem mais importante, que exala água salgada dos poros de quem sente e entende sua vibração.

Ícones marcam presença As quatro edições da Surfesta, promovidas por Maurio Borges e a S365 durante o inverno, já haviam lembrado nomes de destaque nos anos 70, 80 e 90, que lapidaram uma das maiores potências do surfe brasileiro.

“Ao longo do ano convidei 200 surfistas, entre eles shapers, lojistas, competidores, ex-competidores, imprensa, free surfers, big riders para participarem da votação. Desses, 186 responderam as perguntas. O 1º Prêmio do Surfe Catarinense apontou as figuras mais influentes nesses 50 anos. Surfistas de todas as gerações e de todo o litoral participaram.

Velha guarda muito bem representada Claudia Cargnin, esposa do Bita Pereira, um dos destaque nas competições na década de 1980, resume bem o que foi a tarde do último sábado.

"Hoje o nosso coração viajou décadas em cada abraço, em cada sorriso emocionando, em lembranças, em pessoas que já partiram e em homenagens significativas. Cenas perdidas na memória de estar cedinho na praia, levar sanduíche para a equipe, notas por cada onda em uma prancheta, pranchas do patrocinador Tropical Brasil, caixas de roupas da Tiki, galera comendo lá em casa depois do surfe, evangelismo nos Atletas de Cristo, reuniões nos campeonatos. Amigos que a distância não separou...’’

Surfestival Partidas A homenagem feita a alguns surfistas que já nos deixaram foi um dos pontos mais emocionantes do Surfestival. Entre os homenageados, Toló, Wanderbil, Fábio Bola, Marcos Bicudo, Ledo Ronchi, Jean da Silva, Ricardinho dos Santos, Tomazinho, Coleirinha, Negão Zé, Pitico, Chico Mumu, Lars Kruger, entre outros.

E o ponto marcante da tarde foi a presença da mãe de Ricardinho dos Santos, Luciane dos Santos, que ficou muito emocionada. Além dela, Patrícia Freitas, filha da Vilma, a mãe dos surfistas da praia da Joaquina, também recebeu a merecida homenagem.

Troféus do Surfestival e do 1º Prêmio do Surf Catarinense Os troféus do Surfestival foram produzidos pela artista de Imbituba, Liz Panek, e do 1º Prêmio do Surfe Catarinense, em aço escovado.

O fotógrafo Marcio David, foi o convidado dessa edição para expor o seu trabalho. A exposição das pranchas ficou sob responsabilidade do shaper Rodrigo Silva, da SRS Surfboards, e dos irmãos Siebert, com suas pranchas de cortiça e madeira. Foi produzida ainda a galeria de pranchas campeãs, dos surfistas catarinense que conquistaram títulos importantes pelo mundo.

Houve também o sorteio de cinco pranchas especiais, réplicas das usadas nos anos 70, produzidas pelos shapers pioneiros de Santa Catarina e sorteadas ao público presente.

Os shows ficaram por conta do californiano Colby Lee, Armandinho e Gabriel O Pensador, que fechou essa noite memorável.

1º Prêmio do Surfe Catarinense

Surf Shops

1 Sul Nativo

2 Waimea

3 De Tudo Um Pouco

Marcas l Surfwear

1 Mormaii

2 Oceano

3 Tropical Brasil

Eventos Memoráveis

1 Hang Loose Pro Contest 1986

2 OP Pro 1985

3 WCT 2003-2010

Bastidores [pessoas envolvidas com o surfe].

1 Renato Hickel

2 Xandi Fontes

3 Flávio Boabaid

Shapers

1 Avelino Bastos

2 João Schilickman

3 Igor Havenga

Performance

1 Teco Padaratz

2 David Huzadel

3 Neco Padaratz e Bilo Wetter

Homenagem especial do SRF aos pioneiros em atividade

- Zeno Brito

- Cachito Douat

- Paulo Sefton

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf