O Brasileiro de Bodyboard voltou

Circuito retorna depois de três anos de crise com quatro etapas confirmadas.

por Lucas Conejero, 11/03/2018
follow

Depois de três anos de crise, com o campeão nacional definido em etapa única, o tradicional Circuito Brasileiro de Bodyboard está de volta ao calendário dos eventos dos boardsports.

A Confederação Brasileira de Bodyboarding, após passar por um processo de reformulação, confirmou quatro etapas na temporada 2018: Balneário Camboriú (SC), Niterói (RJ), Guarapari (ES) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

As disputas acontecem nas categorias Profissional Masculino e Feminino, Open Masculino e Feminino, Sub 18 Masculino e Master.

A abertura será no começo de abril na praia do Estaleirinho, onde foram coroados os campeões brasileiros do ano passado. As inscrições já estão abertas.

Presidente da CBRASB, Jarbas Soares conta que a retomada da federação é resultado de uma movimentação de atletas liderada pelo legend Eder Luciano.

Entre as principais conquistas que vieram no bojo do processo de mobilização, estão a eleição de uma diretoria atuante e de um conselho de atletas diretamente ligado às decisões da entidade.

“Fui escolhido e eleito pelos atletas com a missão de mudar o rumo do esporte no pais. Hoje em dia na CBRASB tudo é decidido de forma horizontal, obedecendo a vontade da maioria”, revela Jarbas.

“Fizemos adequações em valores e criamos condições para que as associações conseguissem organizar suas etapas. Também facilitamos a filiação dos atletas. Enfim, estamos partindo praticamente do zero com o objetivo de um circuito acessível para organizadores e atletas”, completa o dirigente.

Potência Mundial

Com centenas de milhares de praticantes e ondas perfeitas para a modalidade, o Brasil é uma potência mundial do bodyboarding.

Na categoria Feminino, por exemplo, a hegemonia é impressionante. Um levantamento recente do projeto Mundo Bodyboard indica que nos 27 anos de circuito nove brasileiras levantaram 21 vezes o caneco.

O circuito masculino é mais antigo e tem 35 anos de histórias. Três brasileiros conquistaram oito vezes o troféu de melhor do mundo. Destaque para o hexacampeão Guilherme Tâmega.

Calendário 2018 – Circuito Brasileiro de Bodyboarding


1ª etapa – Balneário Camboriú (SC) – 12 a 15 de abril

2ª etapa – Niterói (RJ) – 28 de junho a 01 de julho

3ª etapa - Guarapari (ES) – 02 a 05 de agosto

4ª etapa – Cabo de Santo Agostinho (PE) – 23 a 26 de agosto

Clique aqui para fazer sua filiação.