Cetesb aponta praia do Felix como imprópria para banho

Famoso point do litoral paulista está com bandeira vermelha há três semanas.

por Lucas Conejero, 15/03/2018
follow

Os três últimos boletins da Cetesb não trazem boas notícias para os frequentadores da praia do Felix, famoso pico de surf da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

De acordo com os informes semanais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a praia está imprópria para o banho desde a coleta realizada no último dia 18 de fevereiro.

Em nota enviada à Almasurf na tarde desta quinta-feira, a assessoria de imprensa da companhia destaca que o Felix, geralmente, apresenta boa qualidade de água, mas que problemas pontuais ocorrem desde 2013.

Ainda segundo a nota, a água foi considerada imprópria em função de valores de enterococos (bactéria fecal) superiores a 100UFC/100mL, que ultrapassam os critérios da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente para a balneabilidade das praias brasileiras.

“Como a classificação se baseia na densidade de bactérias fecais, deve existir alguma fonte de poluição na região. Pode ser também poluição difusa, de água de escoamento superficial contaminada após as chuvas intensas e recentes”, explica a equipe da Cetesb.

Morador do Felix e técnico em Meio Ambiente, Paulo Barbosa Correia lamenta a situação e concorda com a equipe da Cetesb sobre a possibilidade do excesso de chuva estar diretamente relacionado ao problema.

Mas Correia também levanta outras hipóteses. “Pode ser uma corrente que está trazendo para cá. Quem navega como eu, percebeu correntes sujas nas últimas semanas lá fora. Há também a questão da falta de saneamento e da movimentação de turistas e grandes navios, mas são apenas suposições”, avalia Correia.