ABIEP promove meeting e lança entidade na FIESP

Paulo Skaf, dirigentes e pesos pesados do segmento dos esportes de ação celebram surgimento da associação.

por Alceu Toledo Jr, 20/03/2018
follow

A ABIEP, Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha, entidade recém-criada por Romeu Andreatta, reúne oito esportes de prancha na FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), casa maior da indústria no Brasil.

Durante almoço oferecido pelo presidente da FIESP, Paulo Skaf, dirigentes e pesos pesados do segmento dos esportes de ação celebram o surgimento da ABIEP na última segunda-feira, em São Paulo.

Na ocasião, Romeu Andreatta, fundador das revistas Fluir e Almasurf, curador do Festivalma e idealizador da entidade, anunciou, em primeira mão, a criação da primeira ZEI (Zona Estritamente Industrial) para o segmento no município de São Vicente (SP).

Para tanto, será destinada uma área de 80 mil metros quadrados para receber indústrias de pranchas, acessórios, roupas e equipamentos especializados para a prática de esportes com pranchas. “Oportunamente, será criado o maior outlet de equipamentos do Brasil na área, localizado ao pé da serra do mar, na Baixada Santista”, disse o dirigente.

Entre outros assuntos, a pauta do almoço trouxe os primeiros passos da entidade, incluindo a formação de um grupo de trabalho para as gestões junto ao congresso nacional com objetivo de estabelecer a regulamentação das profissões de shaper, laminadores e lixadores de resina.

Neste sentido, também foi levantada a proposta de trabalhar pela isenção de impostos para importação de materiais de Surf, Stand Up Paddle, Snowboard, Wakeboard, Bodyboard, Kitesurf, Windsurf e Skate, que por ventura não sejam fabricados no Brasil.

Além disso, houve a formulação de convite para que todos os presidentes de confederações e representantes das entidades façam parte do conselho da ABIEP, bem como foi dada a largada ao processo de filiação maciça à entidade.

"Reunimos o pessoal da ABIEP representando oito modalidades dos esportes com prancha e estou muito feliz. Temos um litoral de mais de 8 mil quilômetros, ganhamos títulos internacionais e temos muitos talentos, muitas vezes pouco reconhecidos, com pouco apoio. E temos setores que querem se organizar em suas cadeias produtivas, querem se formalizar, querem se legalizar. E fico bem feliz por promover este debate positivo para o Brasil, positivo para São Paulo, aqui na casa da indústria, do trabalho, do desenvolvimento e do emprego", disse Skaf.

Chefe do cerimonial da presidência da FIESP, o Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo destacou o apoio do segmento às propostas da ABIEP. “A entidade está nascendo com muita força porque conta com o apoio visível dos representantes de todos os setores que formam esta área de esportes tão privilegiada pelo contato direto com a natureza. Nossa instituição tem muito orgulho e satisfação ao participar e contribuir neste momento de fortalecimento desta entidade que reúne os oito esportes com prancha”, declarou.

Para Ricardo Bocão, legend do surf carioca e brasileiro, criador do Woohoo, primeiro canal de TV com 24 horas diárias de esportes de ação, o meeting foi uma iniciativa “fantástica” de Romeu Andreatta. “Não poderia haver lugar melhor para a criação da entidade, com apoio de Paulo Skaf, presidente da FIESP. Reunir os oito esportes com prancha é uma ótima ideia para colocar diretrizes e objetivos em prática. Afinal, uma associação é tão forte quanto as ações que ela realiza”, explica o empresário de mídia.

Segundo Thiago Lobo, da superintendência do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o encontro na FIESP representa o início de uma nova era para os esportes de ação. “As modalidades estão crescendo muito e já ganharam o status de modalidades olímpicas. Mas, com a união destes players do mercado, trabalhando em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria, além de ajudar a gerar a economia do país, vamos fazer muita gente se divertir na água e nas pistas”, explica o dirigente.

Presenças ilustres A ABIEP aproveita para agradecer a presença de personalidades da indústria dos oito esportes nascidos a partir do surf. Sem eles, o meeting não teria o mesmo.

Afinal, estiveram presentes representantes do surf, skate, bodyboard, windsurf, wakeboard, kitesurf, snowboard e stand up paddle, numa demonstração de que a entidade nasce gigante e com muito prestígio em nossos ambientes: mar, terra e neve.

Portanto, aproveitamos para agradecer a presença de todos os envolvidos na reunião que selou os primeiros passos da ABIEP: Adriana Fernandes (Assessoria de Imprensa Trópico), Akio Seguti (CEO da Akio Surfboards), Alceu Toledo Junior (Comunicação ABIEP), Alexandre Ribeiro Meyer Pflug (Diretor da Divisão de Qualidade de Vida do SESI-SP), André Skaf (FIESP), Antonio Lourenço dos Santos Junior (Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo), Bruno Dib (Organizador Mundial de Wakeboard), Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo (Chefe de Gabinete FIESP/CIESP e Diretor Executivo de Projetos da FIESP), Carlos Eduardo Barros de Almeida (Representante da Confederação Brasileira de Desportos de Neve), Cesar Gyrão (Editor da Tribo Skate), Christian Onuma (Boardhouse), Daniela Archanjo (Gerente de Relações Corporativas da Central Surf), Decimo "Dudu" Mazzocato Netto (Fundador da Water Sports Brazil), Fábio Bolota (Editor da Tribo Skate), Fábio Portela (Consultor de Comunicação da FIESP), Fernando Mesquita (Diretor de Comunicação da ABIEP), Fernando Oller (Assessoria de Imprensa Trópico), Ivan Floater (Presidente da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle), João Luiz Perez (CEO da Overboard), Jorge Rocco (CIESP), Karlos Eduardo (CEO da Tent Beach), Lucas Conejero (Comunicação Almasurf / ABIEP), Lucas Trindade (Representante da Confederação de Windsurf), Luciana Nunes Freire (Diretora Executiva Jurídica da FIESP), Magaly Menezes (Gerente do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP – DEREX), Marcio Tubba Domingues (Sharp Eye Surfboards), Marco Ferragina (Diretor-Executivo Almasurf), Mario Manzoli Marito (Vice-Presidente da Associação Brasileira de Wakeboard), Michael Martins Junior (Representante da Mormaii), Milton Pereira (Diretor de Produção da ABIEP), Nelson Fiedler, Paulo Skaff (Presidente da FIESP), Raul Thame (Diretor ABIEP), Renan Faccini (CEO da Skull), Ricardo Bocão (Diretor do canal Woohoo), Rico de Souza (CEO da Rico Surfboards), Romeu Andreatta (Presidente da ABIEP), Rosaldo Cavalcanti (Confederação Brasileira de Surf e Canal OFF), Sergio Silva (CEO da New Advance) e Thiago Lobo (Superintendência do SEBRAE).

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf