A abertura do International Windsurfing Tour 2018 acontece entre os dias 27 de março e 7 de abril na região do antigo porto de Essaouira, Marrocos.
Batizado de Marrocos Windsurf World Cup, o evento inclui a Copa do Mundo Feminina, além de disputas masculinas na categoria Wave.
Aproximadamente 100 atletas devem participar das baterias. Legend da modalidade, o local Boujmaa Guilloul é embaixador e organizador do campeonato.
Circuito único composto por etapas das diferentes categorias durante o ano, o Mundial de Windsurf é organizado pela Professional Windsurfing Association.
As categorias em disputa são Wave, Freestyle e Slalom. A Wave é o windsurf nas ondas, onde contam manobras na parede e aéreos.
O Freestyle é disputado no “flat” e contam as manobras aéreas que os atletas mandam nas pequenas marolas de vento.
Já o Slalom é a categoria de corrida, uma das mais rápidas da vela, com velejadores chegando a mais de 70km/h durante as regatas.
Atualmente, são três representantes brasileiros no tour: Marcilio Browne, campeão mundial em 2013, que compete nas ondas, Biel Browne, irmão mais novo de Marcilio, e Mateus Isaac, ambos na categoria Slalom.