Iballa Moreno é campeã da Copa do Mundo Feminina

Evento no Marrocos valeu como abertura do Circuito Mundial de Windsurf

por Redação Almasurf, 10/04/2018
follow

A legend Iballa Moreno é campeã da Copa do Mundo Feminina de Windsurf 2018, encerrada no último domingo em Moulay Bouzerktoun, região do antigo porto de Essaouira, Marrocos.

O duelo final com a mexicana Sarah-Quita foi emocionante e a espanhola, nove vezes campeã mundial, só conseguiu a vitória em suas duas últimas ondas.

Batizado de Marrocos Windsurf World Cup, o evento valeu como abertura do circuito da PWA e incluiu também disputas masculinas da divisão de acesso da categoria Wave.

O evento masculino rolou em condições épicas, com ventos fortes e altas ondas. Em uma bateria eletrizante, Antoine Martin levou a melhor sobre o herói local Boujmaa Guilloul e levantou o caneco.

PWA

Circuito único composto por etapas das diferentes categorias durante o ano, o Mundial de Windsurf é organizado pela Professional Windsurfing Association.

As categorias em disputa são Wave, Freestyle e Slalom. A Wave é o windsurf nas ondas, onde contam manobras na parede e aéreos.

O Freestyle é disputado no “flat” e contam as manobras aéreas que os atletas mandam nas pequenas marolas de vento.

Já o Slalom é a categoria de corrida, uma das mais rápidas da vela, com velejadores chegando a mais de 70km/h durante as regatas.

Atualmente, são três representantes brasileiros no tour: Marcilio Browne, campeão mundial em 2013, que compete nas ondas, Biel Browne, irmão mais novo de Marcilio, e Mateus Isaac, ambos na categoria Slalom.