Tati é do Brasil

Gaúcha de nascimento e criada no Hawaii, Tatiana Weston-Webb passa a integrar a equipe brasileira de surf

por Redação Almasurf, 01/05/2018
follow

A Federação Internacional de Surf (ISA), após tratativas com a Confederação Brasileira de Surf (CBS), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a World Surf League (WSL), anunciou oficialmente que a surfista Tatiana Weston-Webb, gaúcha de nascimento e criada no Hawaii, passa a integrar a equipe brasileira da modalidade.

O processo vinha sendo elaborado desde janeiro de 2018, mas como Tatiana já havia disputado o Campeonato Mundial Jr pelo Hawaii, era necessário que a ISA autorizasse a mudança de nacionalidade esportiva.

Aos 21 anos, a jovem atleta ocupa a quarta posição no ranking da primeira divisão do Circuito Mundial de Surf Profissional.

Filha da ex-bodyboarder gaúcha Tanira Guimarães e do ex-surfista inglês radicado no Havaí, Doug Weston-Webb, Tatiana nasceu em Porto Alegre, mas com dois meses de idade seus pais se mudaram para o Hawaii, onde se radicou. Tatiana namora o surfista brasileiro Jesse Mendes.

“Fui recentemente convidada pela Confederação Brasileira de Surf para passar a representar a bandeira brasileira. Sempre foi um sonho meu desde a infância competir nas Olimpíadas. Obrigado a todos por entenderem, respeitarem e apoiarem minha decisão”, disse Tati.

Na etapa do Circuito Mundial em Saquarema, a partir de 11 de maio, ela já vai para a água com a lycra do Brasil.

“O surfe brasileiro só tem a ganhar. Tatiana traz seu talento e sua experiência para a nossa caminhada até Tóquio 2020. E ela, como todas as outras garotas, terá que conquistar sua vaga nas provas classificatórias”, comentou Adalvo Argolo, presidente da CBSurf.

Para o COB, o reforço da surfista endossa o projeto olímpico. “A entrada da Tatiana na equipe brasileira nasceu de um encontro de vontades. A atleta revelou o sonho de disputar os Jogos Olímpicos competindo pelo Brasil, da mesma forma que o COB e a CBSurf têm todo o interesse na participação dela no processo de classificação”, revelou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

No próximo dia 8 de maio, antes do evento em Saquarema (RJ), COB e CBSurf anunciarão o projeto e os detalhes para as seletivas dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

almasurfalmasurfalmasurfalmasurf