Mar sobe no fim de semana

Ondulação do quadrante sul promete altas ondas para os próximos dias nos litorais sul e sudeste do Brasil

por Lucas Conejero, 21/06/2018
follow

O portal Almasurf disponibiliza uma previsão especial para os fins de semana em todo litoral brasileiro.

Separados por região, os textos incluem, além do tamanho das ondas, a intensidade do vento, o volume de chuvas, a variação de maré e os fatores que influenciam diretamente a prática dos boardsports.

Sul

A previsão para o litoral sul indica um fim de semana de sol entre nuvens e temperaturas amenas nos três estados. Há chance de pancadas de chuva ocasionais, principalmente no domingo.

No sábado, um pulso do quadrante sul (15 segundos) atinge a região e o mar deve subir.

As estimativas indicam séries entre 1 metro e 1,5 metros no RS e entre meio e 1 metro no PR. Em SC, as séries podem chegar à casa de 2 metros em alguns points. O vento do quadrante norte sopra entre fraco e moderado o dia todo.

No domingo, mais um pulso do quadrante sul (14 segundos) atinge a região e ganha intensidade durante o dia. No RS, o mar deve manter o tamanho.

Em SC, as séries devem rolar na casa de 1 metro - talvez um pouco mais consistentes no fim da tarde. No PR, as estimativas são de séries entre meio e 1 metro.

O vento do quadrante sul chega com tudo e sopra entre fraco e moderado o dia todo - pode soprar forte em alguns momentos. A variação de maré é de média / baixa amplitude e pode influenciar diretamente na qualidade das valas.

Sudeste

A previsão para o litoral sudeste indica um fim de semana de sol entre nuvens e temperaturas agradáveis no litoral sudeste do Brasil.

No sábado, um pulso do quadrante sul (14 segundos) encosta e o mar vai subir. Em SP e no RJ, as séries devem amanhecer na casa de 1 metro e podem ultrapassar 1,5 metros no fim da tarde nos picos mais expostos da região. No ES, as estimativas são de séries entre meio e 1 metro.

No domingo, a ondulação atinge seu ápice de madrugada e perde força gradativamente até o fim da tarde com período na casa dos 13 segundos. Em SP e no ES, as estimativas são de séries na casa de 1 metro. No RJ, as séries ainda podem ultrapassar 1,5 metros em alguns picos.

O vento sopra fraco - sem direção definida - nos dois dias nos três estados. No fim da tarde de sábado e manhã de domingo, pode rolar uma brisa do quadrante leste um pouco mais intensa.

A variação de maré é de média / baixa amplitude e pode influenciar diretamente na qualidade das ondas. Vale ficar de olho para cair no melhor momento do mar.

Para quem puder dar uma esticada, vale ficar ligado nos gráficos. O começo da semana que vem promete ser de altas ondas, com outros dois pulsos de sul previstos até quarta-feira.

Norte / Nordeste

A previsão para os litorais norte e nordeste indica um fim de semana de sol entre muitas nuvens e temperaturas que podem ultrapassar os 30°C. Há chance de pancadas de chuva em alguns estados.

No mar, entre a Bahia e Pernambuco, duas ondulações atuam em conjunto (Leste - 7 segundos / Sul - 14 segundos). As estimativas indicam séries entre meio e 1 metro - talvez um pouco mais consistentes no domingo, quando o pulso de sul ganha intensidade.

Já entre a Paraíba e o Pará, predomina um pulso do quadrante leste (7 segundos), que também ganha um pouco de intensidade durante o fim de semana. As estimativas indicam séries na casa de meio metro nos picos mais expostos.

Destaque para o vento do quadrante leste, que predomina e não dá trégua entre fraco e moderado nos dois dias, sempre mais intenso durante a tarde, quando pode soprar forte, com rajadas de mais de 25 nós em alguns estados, garantindo excelentes condições para a galera do Kite e do Wind.

Vale ficar ligado na variação de maré, que é de média / alta amplitude, para cair no melhor momento do mar.