Itacoatiara Pro começa em condições clássicas

Altas ondas e performances memoráveis marcaram os primeiros dias de disputas do evento principal

por Danilo Caboclo, 25/06/2018
follow

A espera valeu a pena e depois de seis dias de paralisação, as duas primeiras fases do Itacoatiara Pro rolaram no último com mar clássico no famoso pico de Niterói (RJ).

Após os dois primeiros rounds, a classificação segue apertada e tem como líder o bicampeão mundial Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião), com 25 pontos nas três melhores ondas.

“Hoje foi um dia de ondas muito boas e bem intenso. Consegui achar boas ondas nas duas baterias e já estou bem posicionado no leaderboard, mas isso não quer dizer muita coisa. Em Arica eu vivi uma situação semelhante e acabei eliminado no Round 4, então é preciso manter o foco o tempo todo”, avalia Lavernhe.

Logo atrás de Amaury vem Tristan Roberts, que logo em sua primeira bateria achou boas ondas. Campeão de dois eventos do Circuito Mundial em 2018, Port Alfred (África do Sul) e Antofagasta (Chile), o sul-africano veio embalado para as disputas do Itacoatiara Pro.

“Com certeza esse é o melhor jeito de começar o campeonato. Eu tentei buscar as melhores ondas durante toda a bateria. Minha estratégia foi não ficar no mesmo lugar o tempo todo e deu certo. Eu acho que preciso de apenas mais uma boa nota para ficar salvo e quero continuar me divertindo e buscando as melhores ondas. O novo formato encaixou bem e os juízes estão fazendo um grande trabalho, não temos com o que nos preocupar”, disse Tristan.  

Destaque também para Pierre Louis Costes, outro bicampeão mundial. Com duas boas ondas no somatório, o francês ocupa a quarta posição e tem uma nota baixa que pretende descartar na bateria dessa segunda-feira.

“Eu acho que esse formato pode ser um pouco injusto nas praias onde as condições do mar variam muito ao longo do dia, mas ao mesmo tempo vai puxar o limite dos demais atletas, especialmente os que estiverem precisando de mais notas nas últimas baterias. Hoje foi prova disso. Eu fui mal na primeira bateria, mas consegui reverter bem minha situação com duas boas ondas na segunda do dia. Tenho uma nota ainda para trocar”, comentou Pierre.

O Itacoatiara Pro segue em andamento nesta segunda-feir. A previsão de cronograma é para a realização das baterias do Round 3 e oitavas de final. Nesta terça-feira, a organização pretende finalizar o campeonato.

Clique aqui para ver o evento ao vivo.