Mar sobe no sul, sudeste e em parte do nordeste

Duas potentes ondulações prometem pelo menos três dias de altas ondas em boa parte do litoral brasileiro

por Lucas Conejero, 03/07/2018
follow

Dois potentes pulsos do quadrante sul vão atingir os litorais sul e sudeste e parte do litoral nordeste do Brasil nos próximos dias.

As ondulações são bem consistentes, encostam com período alto (15 / 17 segundos) e prometem pelo menos três dias de altas ondas na região, com séries que podem ultrapassar a casa de 2,5 metros em alguns points.

No sul e no sudeste, a previsão indica fatores externos (clima, tempo e vento) favoráveis. Já no litoral nordeste, a previsão é de tempo instável e ventos intensos.

No litoral sul, o primeiro swell já encostou e o mar está em transformação. Entre quarta-feira e sexta-feira, o vento deve amenizar e as condições podem ficar excelentes.

No litoral sudeste, o mar entra em transformação nesta quarta-feira. Em ambas as regiões, o ápice da segunda ondulação, a mais potente delas, está previsto para o fim da tarde de sexta.

De acordo com os gráficos, ainda deve rolar uma vala maneira para o fim de semana e vai sobrar muita onda, tanto no sul quanto no sudeste, para a galera que não pode cair nos dias úteis.

No litoral nordeste, o swell encosta a partir de sexta-feira e terá força suficiente para chegar até o RN. O problema por lá é o vento do quadrante leste, que não deve dar trégua entre forte e moderado.

Mesmo assim, o mar deve subir bastante e vale ficar de olho para tentar dar aquela caída antes do vento entrar.