Ilhabela proíbe canudos de plástico no comércio

Almasurf parabeniza iniciativa, mas ressalta que as principais questões ambientais do litoral norte paulista não recebem a devida atenção

por Redação Almasurf, 23/09/2018
follow

Em votação unânime, a Câmara Municipal de Ilhabela aprovou na última terça-feira (19) o projeto de lei 57/2018, que proíbe a utilização de canudos de plástico nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Pioneiro no litoral norte paulista, o PL de autoria do vereador Luiz Paladino de Araújo (PSB) acabou aprovado depois de audiências públicas confirmarem amplo apoio da população à iniciativa.

Nos próximos 15 dias, o prefeito Marcio Tenório (MDB) deve sancionar a proposta e o comércio local terá seis meses para se adaptar à medida, importantíssima para a diminuição dos impactos ambientais causados pelo plástico nos oceanos.

O projeto prevê multa de R$ 2.770 para ambulantes e de R$ 12.850 para comércios que desrespeitarem a lei.

SOS Litoral Norte

A equipe da Almasurf parabeniza e apoia a iniciativa do legislativo de Ilhabela, mas ressalta que as principais questões ambientais do litoral norte paulista são o crescimento desordenado das cidades, com constantes invasões e grilagem de áreas de proteção do Parque Estadual da Serra do Mar, e o descaso histórico em relação ao saneamento básico.

Apesar de louváveis iniciativas pipocarem nos últimos anos na região e de ser cada vez mais perceptível a racionalização do tamanho do problema pelo povo, ainda não há um plano regional capitaneado por estado e municípios, com ampla mobilização social, metas e prazos.

Esse, em nosso humilde ponto de vista, é o único caminho possível para salvar as praias, a fauna e a flora do que resta de Mata Atlântica em nosso território.