Liberdade em El Salvador

Direitas de sonho, natureza exuberante e receptividade sem igual dos locais. Assim foi a 15ª BBQ Only Girls, sem dúvida uma das trips mais especiais da história da nossa barca de surf feminino até agora.

por Bruna Queiroz, 24/10/2016

Desembarcamos pela primeira vez em El Salvador que, apesar de ser o menor país da América Central, se mostrou um gigante em qualidade e diversidade de ondas.

Malas prontas e passagens na mão, o nosso time foi formado pela baiana de Itacaré, Camila Belfort (surfista goofy), e as paulistas Thais Ribas (surfista regular) e Karina Barone, (bodyboarder) que já está na sua 3ª BBQ. Eu e a filmmaker/editora Lorena Montenegro completamos a barca e o time das goofies nesta, que foi uma surf trip no sentido mais literal da palavra.

Acordávamos todos os dias às 4:30 da manhã para sermos as primeiras a entrar na água e pudemos presenciar o amanhecer de diferentes ângulos – o que provou que a vontade de pegar altas e evoluir em ondas perfeitas falou mais alto que o cansaço. Com esse ritmo, o resultado não poderia ser outro: surfamos diferentes tipos de ondas, conhecemos praias lindas e visuais incriveis de dentro e de fora d’água.

A primeira queda para sentir a perfeição das direitas salvadorenhas foi em Sunzal, uma onda longa e mais cheia que exige uma remada forte, pois o pico fica bem longe da praia. Mas a recompensa vale todo o esforço.

Na mesma praia, conhecida como El Tunco, surfamos La Bocana, um dos picos que também oferece boas esquerdas e um lugar onde pudemos treinar nas duas bases numa boca de rio que ajuda a colocar o joelhinho em dia, pois é uma das únicas sem um canal definido. Mas, sem dúvida, a onda pela qual nos apaixonamos e onde surfamos quase todos os dias foi KM59, uma direita um pouco mais rápida e que abre muito.

Pura diversão e treino, pois conseguimos surfar em todas as condições. No ultimo dia, pegamos as melhores direitas com um mar de gala!! Mas o pico mais desafiador da região de La Libertad foi Punta Roca, uma onda rápida e tubular pois quebra bem próxima à bancada de pedras. Também exige uma remade forte, velocidade e saber esperar a onda certa. Além destes lugares, conhecemos também Mizata e El Zonte.

Na estréia da BBQ Only Girls em El Salvador, a natureza estava à nosso favor. Pegamos boas ondas durante todos os dias da viagem, à ponto de dizer que o menor dia estava perfeito e o maior dia também. Vivemos juntas momentos que jamais vou esquecer, dividimos conquistas, dificuldades e aprendizados sobre o mar, as ondas, o funcionamento de um point break e claro, sobre a vida.

Quase todos os dias escutava a frase “hoje peguei as melhores ondas da minha vida”e não há nada como ficar feliz com a felicidade dos outros, uma energia indescritível e que alimenta cada vez mais meu trabalho.

Foi lindo de ver! Todas as meninas pegaram ondas incríveis e vimos juntas o passo a passo da evolução de cada uma com a ajuda das filmagens feitas pela Moana Filmes. Senti o maior orgulho de todas pois sabia que estavam se superando. Foi demais ver a alegria de cada uma delas depois de uma onda dos sonhos. Momentos que estão eternizados na memória.

Volto para casa grata pelos momentos vividos e com gostinho de quero mais. Obrigada por tudo El Salvador!!

Agradeço às meninas pela energia incrível, pela parceria e pelos aprendizados. Obrigada Lorena por enriquecer nossa viagem com seu trabalho lindo e por toda parceria de sempre.

Obrigada aos apoiadores da 15 BBQ Only Girls, que ajudaram a fazer tudo acontecer: Santa Areia Biquinis, Calfin, Armamento Rebelde, Restaurante Terral Maresias, Nias Tour e Sicrupt.

A próxima surf trip da BBQ Only Girls será para Nicarágua, no final de Novembro. Quem tiver interesse em participar, corre e entra em contato que ainda há vaga.

Mais informações no site: www.bbqonlygirls.com.br ou por e-mail bruna@bbqonlygirls.com.br 

SHARE:
  • almasurf
    Santos Hardcore
  • almasurf
    Encantos da Guarda do Embaú
  • almasurf
    Marina vem do mar
  • almasurf
    Impermanente Sean Yoro
  • almasurf
    Liberdade em El Salvador
  • almasurf
    Arte para todos
  • almasurf
    Revelação das lentes
  • almasurf
    Luiza Campos se revela
  • almasurf
    A parafina mais limpa
  • almasurf
    Mercedes Benz acelera parceria
  • almasurf
    Ação e inspiração no interior
  • almasurf
    Vibe Tour Rio Grande do Sul
  • almasurf
    Rip Curl inaugura três lojas
  • almasurf
    Plataforma sobe a serra
  • almasurf
    Mood dos anos 80 e 90