Plataforma sobe a serra

Neste final de semana é a vez de Mogi das Cruzes receber a Plataforma Skate Para Todos, com muita ação e aulas gratuitas para a comunidade.

por Redação Almasurf, 11/11/2016

Neste final de semana, é a vez de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, receber a Plataforma do Skate Para Todos na pista do Parque Botyra Camorim Gatti.

A pista, uma das mais modernas do estado, fica localizada no Ginásio Municiap de Esportes de Mogi das Cruzes, à Rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, bairro Mogilar.

Na etapa anterior, em Praia Grande (SP), cerca de 200 alunos foram inscritos num fim de semana de pouco sol, mas com uma excelente vibração entre os iniciantes acompanhados por suas famílias, ao lado dos praticantes habituais da pista, que receberam muito bem o evento na comunidade e se engajaram de corpo e alma ao projeto.

Como toda a Plataforma Skate Para Todos é promovida graças à lei de incentivo ao esporte, ouvimos o deputado Antonio Carlos Mendes Thame, autor da lei, para falar sobre esta iniciativa da Almasurf.

Todas as etapas do Skate Para Todos contam com alguma pessoa com deficiência, no sentido de promover inclusão completa em todos os sentidos.

Plataforma Skate Para Todos Além de clínicas que envolvem aulas práticas com profissionais, técnicas de montagem e desmontagem, uso correto dos equipamentos de segurança e outros detalhes dos boardsports sobre rodinhas, o Skate Para Todos é mais uma celebração do esporte e da cultura de rua, com o objetivo de promover inclusão e formar novos praticantes.

As aulas e as inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem comparecer munidos de documentos, além de muita disposição para aproveitar a oportunidade de iniciar num dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo.

Skatistas abaixo de 18 anos devem comparecer sempre de tênis, acompanhados de pai ou responsável para autorizar a inscrição.

Cada aula tem duração de uma hora e elas acontecem neste sábado e no domingo nos seguintes horários: 9hs, 10hs, 11hs, 14hs, 15hs, 16hs, com intervalo das 12 às 14hs para o almoço.

Dinâmica das aulas

10 minutos - Equipamentos de segurança, noções de conscientização e importância do uso. Em seguida, aquecimento e alongamento dos alunos.

5 minutos - Monitor descreve história do skate, bem como cita destaques nacionais e, mitos internacionais e referências no esporte.

10 minutos – Desmontagem, montagem e regulagem do skate.

35 minutos – Aula teórica e prática com auxílio de monitores e assistentes.

História do Skate Para um melhor entendimento, a tradução de Skateboard é patins numa prancha, porém no Brasil ficou conhecido como Skate.

Não sabe ao certo como e quando o Skate surgiu, mas foi nos Estados Unidos, num processo ao longo da primeira metade do século 20, talvez derivando dos rollers scooters, espécie de patinete fabricados a partir de 1900.

Recentemente descobriram que em 1918, um então garoto norte americano chamado de Doc Heath Ball, já havia desmontado eixos e rodas de patins e fixado numa madeira. Porém, ele não andava de pé e sim com um joelho apoiado na madeira e outro pé dando impulso.

No final dos anos 50, quando não havia ondas no litoral da Califórnia, surfistas tentavam imitar as manobras de Surf usando rodas e eixos montados em pranchas de madeira.

O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959.

Naquela época, milhões de skates foram vendidos, mas as rodas eram de ferro e por escorregarem demais, aconteceram muitos acidentes. Assim, a sociedade norte-americana fez campanha para banir o novo esporte, o que fez levar muito tempo para o skate ganhar credibilidade novamente.

No Brasil Os principais acontecimentos de Skate no Brasil foram pesquisados no livro “A Onda Dura”, de Eduardo de Brito, nas revistas Tribo Skate e CemporcentoSkate, mais os sites Skatecuriosidade e Skate Cultura.

O skate começou primeiro no Rio de Janeiro, provavelmente trazidos por filhos de americanos e por poucos brasileiros que viajavam para os Estados Unidos naquela época, principalmente por quem estava começando a surfar no Brasil.

Incentivados pelos anúncios da revista americana Surfer, o Surfinho, como chegou a ser chamado na época, era feito de eixos de patins com rodas de borracha ou por ferro presos numa madeira qualquer.

Os primeiros skatistas praticavam nas Ladeiras da Rua Maria Angélica e do Cedro, no Rio de Janeiro (RJ); ou na Pracinha do Skate no bairro do Sumaré em São Paulo (SP).

Divulgação do Skate na revista Pop, a principal voltada ao público jovem, a partir de 1972, ajudou a popularizar a imagem do skater.

Plataforma Almasurf O projeto Para Todos inclui eventos de Skate, Surf e Praia, Stand Up Paddle, Kitesurf e Windsurf. A Almasurf também realiza anualmente o Festivalma, maior evento itinerante de cultura do surf no mundo, com exibição de obras de arte, relíquias, literatura e tudo que envolve o esporte dos Kahunas do Havaí.

Confira os canais Almasurf

Almasurf

Facebook

Instagram

You Tube

Skate Para Todos é um evento realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio Urbano, Tigre e New Era; apoio da Traxart, Revista Rolling Stone, Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião e Associação de Karate Kyokushin Oyama; e realização da AlmaSurf e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Calendário Skate Para Todos 2016

12 e 13/11/2016 – Mogi das Cruzes – Pista Mogi Skate Parque, Ginásio Municiap de Esportes de Mogi das Cruzes, Rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560, bairro Mogilar
19 e 20/11/2016 – Santos – Av. Pres. Wilson S/N próximo à Rua Santa Catarina – José Menino
26 e 27/11/2016 – Parque Chácara do Jockey – São Paulo

Informações

Alceu Toledo Junior - mtb 0079222/SP
(11) 3744 3711 / (11) 95604 2245
juninho@almasurf.com.br

SKATE PARA TODOS
Pratique, Transforme, Inspire-se!
Viva Sobre Pranchas

www.skateparatodos.com.br

Facebook

Instagram

SHARE:
  • almasurf
    Santos Hardcore
  • almasurf
    Encantos da Guarda do Embaú
  • almasurf
    Marina vem do mar
  • almasurf
    Impermanente Sean Yoro
  • almasurf
    Liberdade em El Salvador
  • almasurf
    Arte para todos
  • almasurf
    Revelação das lentes
  • almasurf
    Luiza Campos se revela
  • almasurf
    A parafina mais limpa
  • almasurf
    Mercedes Benz acelera parceria
  • almasurf
    Ação e inspiração no interior
  • almasurf
    Vibe Tour Rio Grande do Sul
  • almasurf
    Rip Curl inaugura três lojas
  • almasurf
    Plataforma sobe a serra
  • almasurf
    Mood dos anos 80 e 90