Um resgate dramático salvou 12 tripulantes nesta última segunda-feira, depois que ondas gigantes de mais de 15 metros de altura desestabilizaram um navio cargueiro holandês durante uma tempestade próximo da costa da Noruega.
As equipes dos serviços de emergência local trabalharam duro para realizar o resgate, e evitar que o cargueiro afundasse e causasse um vazamento de óleo no mar.
A tripulação foi salva em duas operações diferentes. Os oito primeiros tripulantes foram içados por helicóptero e outros quatro precisaram se jogar na água, conforme mostram imagens divulgadas pelo Centro de Coordenação de Resgate da Noruega.
O navio Eemslift Hendrika, com o motor quebrado e já sem tripulação após o resgate, ficou à deriva no Mar do Norte. A embarcação sofreu uma forte inclinação devido a movimentação do mar, que deslocou parte de sua carga.
400 MIL LITROS DE ÓLEO PODEM VAZAR NO MAR
Espera-se que o vento mude gradualmente a embarcação para um curso paralelo à costa, dando mais tempo à operação de salvamento,
“Nossos cálculos agora indicam uma janela de oportunidade para agir, que dura até pouco depois do meio-dia de quarta-feira”, disse à Reuters Hans Petter Mortensholm, da Administração Costeira da Noruega.
“O risco de poluição é a nossa principal preocupação”.
As autoridades temem que um possível naufrágio provoque um vazamento de hidrocarbonetos. Segundo a Administração Costeira, o navio comporta o total de 350 mil litros de óleo de combustível, 75 mil de diesel e 10 mil de óleo lubrificante.
Assista abaixo o vídeo de O Globo com o acidente e resgate no Mar do Norte.
Deixe uma Resposta
Você deve ser registrado em postar um comentário.