“Nunca surfei por lazer” – Adriano de Souza

“Nunca surfei por lazer” – Adriano de Souza

A campeão mundial de surf Adriano de Souza participou do programa “Conversa com Bial” da TV Globo, e fez revelações sentimentais de sua relação com o surf. Mineirinho se conectou de Newcastle, na Austrália, onde disputa sua temporada de despedida do Circuito Mundial de surfe.

Mineiro foi entrevistado pelo apresentador Pedro Bial, que também contou a participação do jogador de basquete Leandrinho, que assim como o surfista, comemorou o principal título de sua carreira no ano 2015 (Campeão da NBA pelo Golden State Warriors), mesmo ano em que o surfista conquistou o título Mundial de Surf.

A semelhança entre os dois atletas também acontece pela infância pobre e humilde, e porque ambos anunciaram a aposentadoria neste ano de 2021.

Leandrinho, continua atuando na NBA, agora exercendo uma função de relacionamento entre comissão técnica e jogadores do Golden State, que tem como principal jogador o excelente Stephen Curry.

“LARGUEI O TOUR PARA SAIR DE UMA PRISÃO”

Adriano de Souza contou a Bial sobre sua infância em comunidade pobre no Guarujá, e lembrou sobre uma passagem familiar traumática quando ele tinha apenas 6 meses de idade.

“Vivíamos com dificuldade. E quando eu nasci a minha mãe teve depressão pós-parto. Um dia em que estávamos somente eu e ela, quando eu tinha 6 meses de idade, ela teve uma crise e quebrou tudo e colocou fogo na casa, comigo dentro, no berço. Fui salvo por uma vizinha que percebeu o que estava acontecendo e escutou meu choro. Se não fosse aquela vizinha eu não estaria mais aqui”.

O brasileiro chamado de “Capitão Nascimento” pela garra e disciplina no Circuito Mundial, também contou que decidiu se aposentar mais por motivos psicológicos do que por razões físicas.

“Aos 14 anos eu venci um campeonato mundial no Rio de Janeiro com marmanjos de 30, 35. Com o prêmio, consegui tirar meus familiares da comunidade e colocar na praia. Automaticamente senti que poderia mudar não só a vida da família como a minha, agarrei com unhas e dentes”, disse Mineiro, que completou.

“Ao mesmo tempo, perdi a vida social, não tive uma adolescência como um garoto normal. Há mais de 20 anos tô nessa pegada, longe da minha família, […] longe da minha esposa. É uma vida bem sofrida, por isso rolou o ‘burnout’, querer sair, querer me libertar. Quando você chega num patamar que já foi campeão mundial, já venceu vários torneios, eu pensava ‘o que eu tô fazendo aqui?’, eu queria sair dessa prisão.”

“NUNCA SURFEI POR LAZER”

Adriano de Souza também contou a Pedro Bial, que ainda não sabe o que vai fazer depois da parada definitiva nas competições. E que está se dedicando exclusivamente ao seu último ano na elite do surf para fazer uma boa despedida do Circuito.

Pedro brincou com Adriano ao dizer que, com a aposentadoria o surfista poderia ir surfar apenas quando o mar estvissse bom, apenas por diversão. E foi neste momento que o campeão fez a revelação mais expressiva da entrevista, afirmando que vai sentir falta de treinar com um objetivo concreto.

“Eu nunca pratiquei o surfe por lazer, por incrível que pareça. Eu sempre pratiquei pensando lá na frente”.

Veja esses e outros trechos da entrevista com Pedro Bial, acessando a página do programa “Conversa com o Bial”

Deixe uma Resposta