O documentário “Water Get No Enemy” é a sessão de Cinema da vez, que traz a viagem dos surfistas Damien Castera e Arthur Bourbon até a Libéria, país assolado por guerra civil de 1989 a 1997 e de 1999 a 2003, em conflitos internos que mataram cerca de 500 mil pessoas.
As guerras fizeram do país um dos mais pobres e perigosos do planeta. E ainda na época dos confrontos, crianças eram recrutadas à força para servir no Exército.
Hoje, algumas dessas ex-crianças-soldados se tornaram surfistas graças ao projeto do novo governo liberiano.
UM NOVO PAÍS SEM INIMIGOS POR MEIO DO ESPORTE
Durante a viagem, a dupla de cineastas franceses pôde registrar a primeira geração de surfistas locais, 15 anos após o fim da guerra civil. Notável o ar de liberdade, com todos querendo se reinventar com o surf. E paralelamente refazer a imagem da Libéria, vista mundialmente como um país inseguro, onde crianças ostentam rifles.
“É aonde eu encontro a minha paz de verdade; surfando,” diz um dos protagonistas do filme, ao final do trailer.
O documentário tem como principal objetivo mostrar a gradativa tentativa de recuperação da imagem do país para o exterior. Os cineastas Damien e Arthur revelam que a busca pelo inédito com um lado humanitário foi a grande atração para a realização do documentário.
O SURF COMO UM ELO DE PAZ PARA O MUNDO
Segundo os diretores do “Water Get No Enemy”, amenizar o estereotipo violento que cerca o país africano e dar uma nova identidade aos jovens liberianos, agora retratando-os como um povo pacífico, apresenta o surf como um elo de paz para o mundo.
O filme percorreu diversos Festivais e ganhou prêmios por toda a Europa. Assista completo na Apple TV, iTunes, Google Play, Microsoft.
O doc. também foi lançado na plataforma Stab Premium juntamente com uma campanha de arrecadação, onde todo o dinheiro angariado da meta de 20 mil euros, será destinado a construção de um Surf Clube em Robertsport, lar de uma das melhores ondas da Libéria.
ASSISTA ABAIXO AO TRAILER, NO CANAL DE YOUTUBE DA MÍDIA AUSTRALIANA STAB.
SURF GRAÇAS AO MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DO MUNDO
É isso mesmo que você leu. O presidente George Weah está revitalizando a Libéria. Ele foi um das estrelas do futebol mundial nos anos de 1990 e 2000. Expoente da Libéria para o mundo, ele foi vencedor da Bola da Ouro em 1995 jogando pelo Milan da Itália, se tornando naquela temporada o melhor jogador de futebol do mundo. E pela conquista, um grande símbolo de orgulho para o país da África Ocidental.
Recentemente, por meio dos projetos esportivos de George Weah, o governo liberiano ofereceu aos surfistas de Robertsport, representados pela Associação de Surf Club do Condado de Grand Cape Mount, um terreno em frente às ondas para a construção de um clube de surf.
O projeto de Robertsport oferece uma grande oportunidade para os idealizadores criarem um local que reúna os surfistas e torne o esporte mais acessível. É também uma forma de gerar renda para a comunidade por meio do desenvolvimento do turismo de surf e praia, oferecendo aos visitantes serviços como aulas de surf, aluguel de pranchas, comidas e bebidas.
O Surf Club será um ativo de desenvolvimento social, esportivo e econômico da cidade.
Deixe uma Resposta
Você deve ser registrado em postar um comentário.