Mesmo considerada no mundo interio a Ferrari entre as pranchas por sua resistência, durabilidade, flutuação e naturalidade dos materias de sua confecção, são poucos os fabricantes de pranchas qye se aventuram a producir as pranchas de madeira de Balsa. Conceituada por Richard, as pranchas de Balsa fizeram fama na década de 40.
As personaledades do surf, no mundo interio, estao, cada vez mais, voltados para este tipo de board, valorizando-a por ser totalmente artesanal. A Balsa leva 12 anos para alcançar seu tamanho ideal para o corte, por esse motivo se torna muito difícil conseguir madeira Balsa de 09 a 11 pés. As madeiras de Balsa que serão usadas na fabrição dos pranchoes LongBoards devem ser cortadas na data e lua certas para que não fiquem pesadas.
Existem Balsas macho e femea, por isso nem todas as madeiras de Balsa servem para fabricar pranchas. Para fabricação das pranchas de Balsa, deve-se começar pela escolha da melhor madeira. Depois, ela passa por um processo de secagem em diferentes temperaturas num forno a vapor para que a medeira fique mais leve e resistente, tirando 100% da umidade, e eleosidade,para não ocasionar regressao após a laminação sem o perigo de rachar. Daí a madeira passa a ser cortada com precisão, para que a colagem das placas fique perfeita. Logo após, é colocada sobre uma mesa de prensa por vários dias, onde dará envergadura á madeira. Uma vez envergada, ela é cortada novamente, para que possa ser colocada as longarinas, que sao de outros tipos de madeira (Cedro ou Figo), deixando o blanks com uma bonita combinação para logo colar e prensar novamente por 15 dias até ficar bem seca e posibilitar o começo do Shape. Fabrico tres tipos de blanks (bloco): chamber, madeira totalmente maciça, pré chamber (bloco com cavernas no meio) e outro com uma combinação de madeira Balsa com poliuretano,usados por lendas com Pat Currem , Micke Dora, Fred Hemins, Laird Hamilton.
Deixe uma Resposta
Você deve ser registrado em postar um comentário.