Baleias dividem outside com surfistas

Baleias dividem outside com surfistas

Duas baleias francas, mãe e filhote se aproximaram da orla da Praia do Rosa, em Imbituba, e interagiram com surfistas que estavam no local pegando onda.

A cena emocionante durou quase uma hora, de acordo com Júlio Vicente, guia turístico para observação de baleias há 18 anos, que disse jamais ter visto uma interação como esta.

“Já tinha visto algo parecido entre baleias e botos, mas jamais com pessoas, daquela forma. Os animais se aproximaram voluntariamente dos surfistas. Acredito que o filhote chegou próximo a eles por curiosidade e a mãe, vendo o perigo iminente de um encalhe porque estava muito próximo à praia, foi resgatar seu filho”, relatou o guia Júlio Vicente ao Diário do Sul, autor dos registros e vídeo.

Mesmo com muitos surfistas na água, a mãe conseguiu passar por todos sem tocar em ninguém, e levou o filhote para uma área mais afastada da orla. “Foi uma mistura de espetáculo, medo e emoção. Cada vez mais entendemos o quão dócil, curioso e interativo é esse animal”, pontuou Júlio.

Baleias dividindo outside com surfistas no Rosa Norte

ROTA DA BALEIA-FRANCA NA COSTA BRASILEIRA

Entre julho e novembro, é comum ver essa espécie de baleia na região de Garopaba, Laguna e Imbituba. A Baleia Franca é a única espécie ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira. Os animais passam o verão nos polos se alimentando e no inverno buscam água mais quente para se reproduzir.

Para os sortudos que surfavam foi um grande presente poder vivenciar esse momento de conexão com a natureza, sem atrapalhar a vida do animal, respeitando seu espaço e curtindo a sua presença. Coisas que só o surf nos proporciona, um fim de tarde com os novos amigos do mar.

Calda da Baleia Franca é vista para fora da água. Enorme em sua beleza natural comparada ao surfista. Imagem de Júlio Vicente/DS

VISITAS DE OBVERSAÇÃO DAS BALEIAS-FRANCA NO BRASIL

O Projeto Franca Austral tem sede na região, com origens de fundação desde o ano de 1982, e um rico trabalho voltado ao Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca.

A ação é dirigida pelo Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015, para auxiliar na manutenção das atividades do Dedicado principalmente à pesquisa científica, monitoramento e proteção da população sobrevivente de baleias-franca no Brasil.

O IA atua realizando pesquisas relacionadas à distribuição, uso de habitat, comportamento e dinâmica populacional da espécie. Além disso, promove atividades de sensibilização ambiental com o tema conservação da baleia-franca e dos oceanos.

Desde 2019 o IA iniciou a realização de um novo projeto voltado à Pesquisa e Conservação das Baleias-Franca, o Projeto Franca Austral, que conta com patrocínio da Petrobras. Para saber mais acesse ProFRANCA.

ASSISTA ABAIXO O “CURTA INSTITUCIONAL PROJETO PROFRANCA”, E SAIBA MAIS SOBRE AS BALEIAS-FRANCA NO BRASIL:

Deixe uma Resposta