Baleias Jubarte criam armadilha de bolas na Antártica

Baleias Jubarte criam armadilha de bolas na Antártica

A natureza proporciona espetáculos incríveis! O Oceano é um mar de descobertas, em sua incontável variedade de espécies marinhas distribuídas na vasta imensidão de água salgada. Uma dessas maravilhas é a rede de bolhas criada pelas baleias jubarte, usada para atrair os peixes em uma espécie de armadilha.

O fenômeno da natureza também é chamado de “alimentação cooperativa”, onde um grupo de baleias faz um tipo de esforço coletivo para criar uma armadilha, que visualmente se torna uma exibição espetacular.

As baleias jubarte costumam viajar em grupos e gostam de passar os verões no Alasca. Na passagem das estações, as baleias se preparam para uma longa jornada de inverno, cruzando o Oceano de Sul a Norte, com partida da Antártica rumo ao Alasca.

As baleias comem o máximo que podem por alguns meses, para fazer uma boa travessia. Uma única baleia corcunda, pode consumir até 3 mil libras de peixes por dia.

A “MECÂNICA” DA REDE DE BOLHAS

A “mecânica” da rede de bolhas das jubarte funciona da seguinte maneira: As baleias nadam em um grande círculo, soltando bolhas pelo caminho.

Como um redemoinho, os animais vão diminuindo o diâmetro do círculo, o que fecha a rede de bolhas e força os peixes a irem para superfície – reunindo verdadeiros cardumes pra dentro dessa armadilha.

Assista abaixo o video Humpback Whales: Big Beautiful Bubble Nets!

Para acompanhar o trabalho do ambientalista e filmmaker Richard Sidey, acesse:

@richardsidey & @galaxiid_creative

Deixe uma Resposta