As praias de El Sunzal e La Bocana são os palcos principais do “Surf City El Salvador ISA World Surfing Games”, que acontece no país da América Central conhecido por boas ondas e ótima hospitalidade.
A competição que está acontecendo desde o último dia 29 de maio, com encerramento da janela em 6 de junho, é pano de fundo para o esquenta olímpico para estreia do surf nas Olimpíadas, que será realizada em julho em Tóquio, no Japão.
Além da presença dos principais atletas da modalidade, serão definidas as 12 últimas vagas de acesso às Olimpíadas; 7 vagas para mulheres e as derradeiras 5 vagas para os homens.
Vale ressaltar que, dos 40 surfistas que estarão em Tóquio, 28 entraram pelo Championship Tour da WSL, pelo ISA Games e pelos jogos Pan-Americanos de Lima, todos em 2019. O evento em El Salvador é a última seletiva para os Jogos do Japão.
ÍTALO FERREIRA E FILIPE TOLEDO EM BUSCA DO OURO EM EL SALVADOR
Nomes importantes da cena como os campeões mundiais Ítalo Ferreira e Gabriel Medina, junto dos outros brasileiros Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Julia Santos, além de outras feras do esporte de outros países como havaiana tetra campeã mundial Carissa Moore, e a 7x Campeã Steph Gilmore desembarcaram no país salvadorenho.
“Finalmente chegou o momento de definir os últimos surfistas olímpicos”, declarou Fernando Aguerre, presidente da ISA sobre o Surf City El Salvador ISA World Surfing Games.
No total, cerca de 200 atletas de mais de 50 países competem em El Salvador, que pela primeira vez sedia o Mundial da ISA (Internacional Surfing Association), disputa que acontece desde 1964.
Um surto de Covid-19 entre atletas e comissão técnica assustou o evento na chegada das nações. Mas neste aspecto, o protocolo de testes funcionou e preservou em partes as delegações. A brasileira Silvana Lima, por exemplo, foi uma das contaminadas e se manteve isolada da delegação.
“Estamos muito satisfeitos com o empenho de nossa equipe e do governo de El Salvador na implementação do plano de saúde e biossegurança, para garantir que estamos criando um ambiente seguro para todos os participantes do evento”, completou Aguirre.
Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb, assim como a havaiana Carissa Moore, por precaução ao COVID-19, já deixaram o evento depois de correr suas baterias iniciais. E por essa situação, vale informar que essa foi uma regra imposta pela ISA para confirmar ida às Olimpíadas: correr uma bateria do evento em El Salvador para carimbar passaporte para Tóquio.
TRADIÇÃO EM ALTAS ONDAS DE LA BOCANA E EL SUNZAL
El Salvador tem muita tradição quando o assunto é qualidade das ondas. Figura como o menor país da América Central, mas exibe uma infinidade de ondas incríveis não deixando nada a desejar em relação aos melhores destinos de surf no mundo. Em sua maioria, as ondas são direitas e indicadas para surfistas com nível intermediário para avançado.
Existem duas regiões principais de surf, uma central onde o principal local de hospedagem é Sunzal, e outro mais ao leste chamado Las Flores, onde fica localizado o Las Flores Surf Club.
A temporada de ondas é de março a novembro, quando as ondulações de Sul atingem a América Central. Milhares de brasileiros viajam para o país todos os anos em busca de dias incríveis de muito surf e boa hospedagem nos bons hotéis e resorts da região. Existem muitos pacotes oferecidos com boas opções de hospedagem, que vão de simples às sofisticadas.
La Bocana é uma das ondas esquerdas mais consistentes de El Salvador, com boa formação na saída da boca de um rio em encontro com o mar.
A tradicional onda de El Sunzal é uma direita extensa com sessões tubulares sobre fundo de pedra. É a praia com mais história de surf na região, o primeiro lugar onde os surfistas se reuniram para compartilhar as ondas e onde foram filmadas várias cenas de filmes de Hollywood.
Sunzal abriga uma das maiores enseadas do país, o que cria ondas perfeitas para surfistas de todos os níveis. E é o local que recebe o maior encontro de mochileiros de El Salvador, com restaurantes ao ar livre e lojinhas de pupusa (o tradicional prato salvadorenho).
SURF COMO DOS PILARES DO NOVO FUTURO DE EL SALVADOR
A cerimônia de abertura do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 contou com a presença de Nayib Bukele, presidente de El Salvador, junto de outras importantes personalidades do país, como Morena Valdez, Ministra do Turismo.
“Há alguns anos, decidimos que El Salvador precisava construir um novo futuro. Para mudar tudo que sofremos na passado, tivemos que construir um novo destino. Por mais estranho que pareça, decidimos que o surf faria parte desse destino”, declarou Nayib Bukele, presidente de El Salvador.
Para acompanhar o evento, conecte no site na ISA: isasurf.org
E acompanhe mais informações do evento pelo site do canalolimpicodobrasil.com.br
Para mais informações sobre o surf e o país de El Salvador: surfcityelsalvador.sv
Deixe uma Resposta
Você deve ser registrado em postar um comentário.