Girls Can’t Surf: A campeã sem prêmio

Girls Can’t Surf: A campeã sem prêmio

Inspirado na história da surfista australiana Pauline Menczer, o documentário Girls Can’t Surf, revela que a campeã mundial de surf de 1993 nunca recebeu o prêmio bônus pela conquista do título.

O filme é inspirado na história real de Pauline e um grupo de surfistas rebeldes nas décadas de 1980 e 1990, que enfrentou o mundo do surf profissional dominado por homens em uma luta por inclusão, reconhecimento e igualdade.

O documentário também explora o fato de Pauline nunca ter conseguido um patrocinador importante, mesmo competindo no World Tour por 20 anos. Contudo, também mostra uma surfista guerreira que nunca deixou de buscar reconhecimento e conquistas no esporte.

CAMPEÃ MUNDIAL: MOTORISTA DE ÔNIBUS

Acostumada a disputar baterias contra adversárias consideradas legends do esporte, como Lisa Andersen, Pam Burridge e Layne Beachley, Pauline lutou contra uma doença chamada artrite reumatoide, mas que não a impediu de conquistar o título mundial de 1993 – sendo apontada como uma das maiores azarões da história do esporte.

Apesar do prêmio em dinheiro pela conquista do título mundial de 1993, a ASP (Association of Surfing Professionals), que hoje se tornou a WSL (World Surf League), não deu os cheques de bônus do título mundial para Pauline, nos valores que seriam hoje algo em torno de US$ 30 mil dólares.

Aposentada precocemente por conta da doença autoimune, Pauline se tornou um símbolo de superação no surf feminino. Hoje ela controla a doença com uma dieta rígida e tem uma vida estável, mora em Byron Bay, no norte de New South Wales, Austrália, e trabalha como motorista de ônibus escolar.

MULHER SURFISTA NOS ANOS 90: REBELDIA!

O documentário Girls Can’t Surf retrata o surf nos anos de 80 e 90, com meninas transgressoras e cabelos oxigenados.

Estrelam o filme Jodie Cooper, Frieda Zamba, Lisa Andersen, Pam Burridge, Wendy Botha, Layne Beachley e a própria Pauline Menczer; como um passeio selvagem de personalidades conflitantes, sexismo, aventuras e muito mais.

E o filme foi o gancho para a criação de um Go Fund Me para arrecadar o “valor perdido” para Pauline Menczer. E até o momento, já foram arrecadados mais de US$ 45 mil dólares.

Confira abaixo o trailer do filme “Girls Can’t Surf”!

Deixe uma Resposta