Guia de Surf El Salvador

Guia de Surf El Salvador

El Salvador possui um litoral privilegiado quando o assunto gira em torno de boas ondas. O menor país da América Central, banhado exclusivamente pelo Oceano Pacífico, único banhado pelo Mar do Caribe, é gigante no quesito surf. E neste Guia de Surf El Salvador, você poderá acompanhar todas as informações sobre o potencial das regiões de La Libertad e Las Flores.

El Salvador faz fronteira com os países de Honduras, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Guatemala. O título de “Surf City” indica a qualidade das ondas que se estendem pelos 21 mil km² desse país movido pelo ritmo da salsa, dança típica da cultura salvadorenha.

Muito conhecida dos surfistas brasileiros, El Salvador é o lugar ideal para quem está fazendo as primeiras surf trips para fora do Brasil – destino que oferece ondas para todos os níveis de surf, desde quem está aprendendo até tops profissionais que buscam ondas rápidas e pesadas.

Não à toa, o país foi escolhido pela ISA para realização do “Surf City El Salvador ISA World Surfing Games”, o mundial amador que foi pano de fundo para o esquenta olímpico para estreia do surf nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.

El Salvador possui duas ótimas regiões para o surf. Na região mais central encontra-se La Libertad, que oferece pelo menos nove picos de surf com características bem diferentes entre eles. E um pouco mais ao Sul, a região de Las Flores, conhecida como Leste Selvagem, que apresenta duas ondas clássicas e alguns secrets.

Mapa de El Salvador (Crédito: Prancha Nova)

A POTENCIAL DE SURF EM LA LIBERTAD

A região de La Libertad possui a maior variedade de ondas e estrutura para o surf em El Salvador. Hotéis de alto padrão e também de baixo custo estão disponíveis para os turistas, com surf camps e pousadas descoladas mochileiros.

Uma das principais comodidade para as surf trips em La Libertad é a chegada em El Salvador. O Aeroporto da capital está apenas a 30 minutos de carro do litoral, e no desembarque existe uma grande oferta de transporte até os picos.

Sunzal é a onda mais badalada e democrática de El Salvador, mas em La Libertad também podemos destacar o potencial das ondas La Bocana, La Bocanita, Punta Roca, La Paz, Mizata, El Zonte, KM 59 e KM 61. As ondas que quebram para direita são as melhores sugestões para surfistas regulares, ou até mesmo para os goffys que buscam afiar o surf backside.

A onda de Sunzal, a mais famosa e democrática das ondas de El Salvador, para todos os níveis de surf.

AS ONDAS DE SUNZAL – LA BOCANA – LA BOCANITA

SUNZAL – A onda mais famosa de El Salvador é uma direita perfeita, cheia e extensa, que quebra sobre um fundo de pedra. Para chegar ao pico é bem fácil, pois ao lado da arrebentação se forma um canal sem ondas, bem livre para a remada. Porém prepare os braços, pois a remada será longa. O nível de dificuldade da onda vai de surfistas iniciantes até avançados, entre picos e tamanho de onda.

LA BOCANA – Uma onda incrível, rápida, em pé, com pressão e para à esquerda. Uma das poucas ondas em El Salvador para os goofys, que gostam de surfar de frente à parede da onda. É próxima de Sunzal, um pouco mais de 10 minutos caminhando pela areia. E vale ressaltar que nesse mesmo pico também quebra uma direita alucinante, porém mais desafiadora por terminar sobre um fundo de pedras exposto.

LA BOCANITA – Entre Sunzal e La Bocana existe uma onda perfeita para treinar aéreos. É um pico que quebra tanto para a direita quanto para a esquerda, porém é rápida e curta, onde é possível realizar apenas uma manobra. Ali o assunto é para profissionais ou pra quem quer acertar o pé nos drops e na pancada.

 

AS ONDAS DE PUNTA ROCA – LA PAZ – MIZATA

PUNTA ROCA – A onda mais incrível e disputada de El Salvador. Uma onda tubular, extensa, pesada e rápida para a direita. O pico não é para qualquer surfista e precisa estar com o drop em dia para aproveitar essa onda. É destino certo de surfistas profissionais que desembarcam em El Salvador.

Punta Roca proporciona uma onda tubular de alto nível em El Salvador, e é procura certa dos surfistas profissionais. Na onda Josh Kerr, foto de Billy Wats.

LA PAZ – A onda de La Paz pode ser a opção escolhida para tirar a tensão do surf crítico, ideal para ganhar confiança e encarar os outros picos de El Salvador. Uma onda incrível para a direita (point break) com pouco crowd que termina num píer de pesca.

MIZATA – Seguindo ao sul, Mizata é uma onda triangular de muito potencial. Lugar certo para os dias pequenos nos outros picos.

El Zonte é uma onda de parede limpa para um bom drop e muitas manobras, mais uma direita consistente de El Salvador. A ondas de El Zonte é a imagem de abertura dessa reportagem.

AS ONDAS DE EL ZONTE – KM59 – KM61

EL ZONTE – No caminho da famosa onda KM59, temos El Zonte, um point break de direita quebra bonito no line up. El Zonte é dos poucos e bons picos de El Salvador que também abre para a esquerda – dependendo das condições.

KM59 – Uma das ondas mais procuradas de La Libertad, outro bom point break de direita. A questão chave no pico é o crowd pode ser chato, dependendo do tamanho do mar e do horário do rush.

KM61 – Logo após o KM59, você encontra outro point break de direita com enorme potencial. A diferença, é que a maioria dos surfistas ficam dois kms antes. Isto é, no KM 61 não tem crowd. Com condições alinhadas, a sessão pode ser mágica com apenas os seus amigos dentro d’água.

LAS FLORES É UMA PRIMAVERA DE ONDAS BOAS

PUNTA MANGO – A onda é um point break de direita onde você encontra os melhores tubos de El Salvador. Um pico mais afastado, sendo necessário ir de barco a partir de Las Flores ou se hospedando em alguns dos poucos hotéis próximos.

LAS FLORES – Um Point Break de direita com bastante qualidade para todos os níveis de surf, pois tem várias seções diferentes e é bem longa, onde se pode surfar até a areia. Com um bom swell de tamanho acima dos 4 pés, a onda começa na ponta do morro ao lado das pedras – para surfistas mais habilidosos. Na seção intermediária, manobras e alta performance, e maior fartura de ondas. E um pouco mais adiante, rola uma onda cheia para iniciantes.

Las Flores é um pico que atende a todos os surfistas, para quem quer destruir em performance e somente se divertir.

CROWD E TEMPORADA DE ONDAS EM EL SALVADOR

O surf acontece em água quente em El Salvador, um país tropical com dias ensolarados praticamente o ano inteiro. O fundo da maioria dos picos são de pedra, mas não são expostas para proporcionar maiores riscos aos surfistas.

A temporada ideal para surfar em El Salvador é entre os meses de abril a outubro, quando as ondulações de sul atingem a costa do país. Nos outros meses há maior influência de ventos, ondas menores e menos constantes.

O crowd existe, mas tem onda para todo mundo. A maioria dos picos são point breaks, ou seja, a onda quebra sempre no mesmo lugar. Existem opções de surf para todos os níveis e preferências, pra todo mundo fazer a cabeça.

PARA SABER UM POUCO MAIS, ASSISTA ABAIXO “DICAS: SURF TRIP EL SALVADOR”; DA SÉRIE BUSY SURFING DO SURFISTA COMUNICADOR PETTERSON THOMAZ.

Deixe uma Resposta