Shapers disputam a Lightning Bolt

Shapers disputam a Lightning Bolt

Com 49 anos de história, a Lightning Bolt  tornou-se uma das mais emblemáticas marcas de pranchas de surf do mundo. O “raio dourado” sobre a prancha vermelha é um ícone do surf.

Criada no Verão de 1972 em Honolulu por Gerry Lopez e Jack Shipley, a marca ganhou grande projeção com as performances do Mr.Pipeline (Gerry Lopez) que, na ocasião, se uniu com outros shapers para desenvolver pranchas de auto desempenho.

“Foi apenas um nome estúpido que inventamos, mas criamos um símbolo legal”, relembra Gerry Lopez.

Na época, Jack Shipley viu que um caminho para popularizar as pranchas era patrocinar uma equipe e fornecer gratuitamente o equipamento. Com isso, grandes nomes como Wayne “Rabbit” Bartolomew, Shaun Tomson e Mark Richards passaram a usar a LB, tornando-a um grande sucesso e a fazendo aparecer em quase todas as filmagens e revistas especializadas.

“PAPELÃO FAKE” DO “RAIO DOURADO”

Agora, dois dos nomes envolvidos no desenvolvimento das pranchas da marca brigam abertamente pelos direitos de fabricação. O legend bicampeão do Pipeline Masters Rory Russell, e o shaper veterano da Califórnia, Craig Hollingsworth, dois ícones do surf, ambos a frente das pranchas da marca há mais de 20 anos, estão em pé de guerra.

Em sua conta no Facebook, Russell faz duras críticas ao parceiro e escancara o conflito e discordância na fabricação das gunzeiras da Lightning Bolt.

O shaper afirma que Hollingsworth é contatado apenas para fazer longboards, funboards e kneeboards, enquanto ele pessoalmente faz as gun para Pipeline, entre outros modelos de alta performance.

Mas Rory acusa Hollingsworth de vender cópias das suas Lightning Bolt por fora e guardar o dinheiro para si.

“Infelizmente, Craig diz que ele foi um fator tão importante no desenvolvimento da Lightning Bolt que tem o direito a fazer as pranchas”, escreveu Rory Russell na sua página de Facebook.

“Ele (Hollingsworth) acabou de enviar um contêiner cheio das minhas pranchas para a Europa, mas com o seu nome nelas. Várias dessas pranchas estão com a laminação ruim, algo totalmente inaceitável. Terrível”, acusa Rory Russel.

NA BOCA DO POVO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Na publicação, Russell diz ainda que o desentendimento entre ambos está lhe causando um imenso estresse e prejudicando até sua saúde.

“Eu não aguento mais. Há três semanas sofri uma insuficiência cardíaca congestiva e estive bem perto de não aguentar mais. Este estresse que o Hollingsworth está me fazendo passar não é bom para o meu coração”, desabafou Russell.

O legend de Pipeline acredita que o mercado de Lightning Bolt não é grande o suficiente para dois shapers e pede que o público decida qual dos dois nomes merecem continuar a shapear as pranchas da marca.

“Vou deixar que todos avaliem quem deve fazer as Lightning Bolt. Se o tribunal da opinião pública disser que Craig é mais merecedor, vou encontrar outra ocupação, mas se acharem que eu mereço mais, certifiquem-se de que o Craig saiba a vossa opinião”, finaliza o shaper.

Ainda não se sabe quais serão os rumos desse desentendimento entre os shapers, mas uma coisa é certa, o mundo do surf é muito grato pelo trabalho de ambos e espera que, de forma respeitosa, eles cheguem a acordo.

ASSISTA AO TEASER DE “A PURE SOURCE ON TOUR⚡”

Deixe uma Resposta