Casa Blogs Rosaldo Cavalcanti Os 10 melhores surfistas desde 1976
Os 10 melhores surfistas desde 1976

Os 10 melhores surfistas desde 1976

Rosaldo Cavalcanti estreia na ALMA SURF, com “Os 10 maiores surfistas desde 1976”. O ano marca a criação de IPS (International Professional Surfing), precursora do que é hoje a World Surf League, que realiza o campeonato mundial de surf profissional.

Parceiro de longa data da ALMA SURF, o ex-surfista profissional Rosaldo Cavalcanti é jornalista e cineasta. Ele participou da criação do jornais Surf News, Staff, Now e foi o editor da revista Inside Now. Rosaldo também foi um dos fundadores e primeiro editor da revista ALMA SURF.

Fora do Brasil, Rosaldo escreveu artigos para o tradicional jornal australiano Tracks, e para as principais revistas de surf do mundo; dentre elas Surfer, Surfing, Australia Surfing Life e The Surfers Journal. E recebeu 2 prêmios da ASP pela melhor cobertura do circuito mundial de surf nos anos de 1990 e 1999, respectivamente pelo Jornal NOW e pela revista Inside Now.

Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, Rosaldo é produtor associado do filme “Billabong Odyssey” e diretor do documentário “Tow in Surfing”. Em 1988 foi o técnico do time brasileiro campeão mundial de ondas grandes, em Todos Santos. Nos anos 2000 foi um dos criadores do SUPER SURF e produtor do TOW IN WORLD CUP, em Jaws.

Rosaldo atua como diretor e produtor de documentários e séries de TV para o Canal OFF. E agora embarca na ALMA SURF para uma nova jornada de produção de conteúdo.

Rosaldo Cavalcanti entubando em Desert Point, na Indonésia.

OS 10 MELHORES SURFISTAS COMPETIDORES DO MUNDO – DESDE 1976

TOP 1 KELLY SLATER!


Kelly Slater é o recordista de títulos mundiais: KS11x. O surfista mais bem sucedido ($$$) e mais famoso de todos os tempos. Ganhou todos os títulos possíveis em todos os tipos de ondas. Um fenômeno! Dominou o surfe profissional por mais de uma década. Talvez o atleta mais vitorioso de todos os tempos, incluindo todos os esportes.

Kelly Slater, 11 títulos mundiais e um legado imensurável ao esporte surf.

TOP 2: MARK RICHARDS

Mark Richards é 4x campeão mundial. Dominou o surfe profissional de 1979 até 1982. Campeão nas grandes ondas do Hawaii e também nas marolas dos “beach breaks”. Popularizou as “twin fins” (pranchas com duas quilhas).

O australiano Mark Richard fez história na virada doa anos de 1980 sobre as biquilhas.

TOP 3: TOM CURREN

Tom Curren é 3x campeão mundial. Ganhou no Hawaii, nos point breaks da Austrália e dos EUA. E também no “beach break” de Huntington. Rei do estilo. Cultuado como um Deus. Intocável e incontestável na década de 90. Influenciou mais de uma geração.

O norte-americano tricampeão mundial Tom Curren é considerado o rei do estilo.

TOP 4: ANDY IRONS

Andy Irons é o primeiro e único surfista havaiano tricampeão mundial. Venceu em todos os tipos de onda. Dominou Pipeline no início do novo milênio. Morreu ainda jovem. Se não tivesse se envolvido com as drogas, poderia ter conquistado outros títulos mundiais.

Uma lenda, o tricampeão havaiano Andy Irons foi o único a destronar Kelly Slater.

TOP 5: GABRIEL MEDINA

Gabriel Medina é bicampeão mundial. O primeiro brasileiro a conquistar o título mundial de surf profissional. Venceu etapas do circuito mundial nos “reef breaks” (fundos de coral), nos “point breaks” (pontões de pedra) e nos “beach breaks” (fundos de areia). Medina é dono de um incrível – e completo – repertório de manobras. Literalmente, arrombou a porta para os demais surfistas brasileiros. Um fenômeno! Tem potencial para ser o melhor de todos os tempos. Só o tempo irá revelar até onde ele irá chegar.

O brasileiro Gabriel Medina é o “Camisa 10”; um verdadeiro fenômeno do esporte mundial.

TOP 6: TOM CARROLL

O australiano Tom Carroll é bicampeão mundial de surf. Ele foi primeiro surfista a incorporar o treino físico como preparação. Tem a façanha de ser o primeiro goofy footer a vencer na lendária praia de Bells Beach, na Austrália, onde é realizado o campeonato mais antigo do mundo. Foi o Rei de Pipeline durante os anos 90.

Tom Carroll chocou o mundo ao mostrar uma nova abordagem nas ondas de Pipeline.

TOP 7: MICK FANNING

Mick Fanning é tricampeão mundial de surf. Considerado o Rei do “rail surfing” – o surf de borda. Um dos surfistas mais rápidos de todos os tempos. Um “touro”! Inspiração para toda uma geração de surfistas espalhados pelo mundo, principalmente para vitoriosa Brazilian Storm.

Mick Fanning conquistou 3x títulos mundiais e lima legião de fãs pelo mundo.

TOP 8: JOHN JOHN FLORENCE

O havaiano John John Florence é bicampeão mundial. Capaz de surfar – e vencer competições – em qualquer tipo de ondas. Tem um repertório ilimitado de manobras e um estilo único. Um dos “reals surfers” da atualidade, um competidor nato, que vai muito além da competição.

John John Florence: estilo distinto sobre uma prancha de surf. Em um bom dia, é insuperável em Pipeline.

TOP 9: ÍTALO FERREIRA

Ítalo Ferreira é outro fenômeno do esporte brasileiro. O potiguar tem o estilo de surf mais progressivo, criativo e imponderável da atualidade. Pode conquistar mais alguns títulos mundiais nos próximos anos e garantir de vez seu lugar entre os melhores de todos os tempos.

O brasileiro campeão mundial Ítalo Ferreira é o surfista mais progressiva da atualidade.

TOP 10: MARTIN POTTER

O britânico Martin “Pottz” Potter é o surfista mais novo da história a garantir um lugar entre os melhores do mundo, ao correr o mundial com 15 anos de idade. Foi Campeão mundial em 1989. Introdutor dos “aerials”, 360º e reverses no surf competição, na época restritos ao freesurf.

Pottz revolucionou o surf competição no final de década de 80; o comportamento rebelde também era um marca.

Deixe uma Resposta