Guia de Pranchas para El Salvador

Guia de Pranchas para El Salvador

O “Guia Surf de El Salvador” já apresentou o país chamado de “Surf City” e detalhou tudo sobre os melhores “Picos de Surf”, com as regiões De El Libertad e Las Flores esmiuçadas para o surf. Agora, mergulhamos em qual é a melhor composição de quiver de pranchas para encarar essa surftrip sem passar perrengues.

As ondas de El Salvador é uma excelente dica para quem procura por um surf de qualidade, onde se é possível testar diferentes tipos de prancha.

“No geral, as ondas em El Salvador são amigáveis, onde uma prancha do dia a dia, já da conta do recado. Dependendo da habilidade do surfista, um modelo adaptado para condições de onda cheia pode ser uma boa dica”, explica o shaper catarinense Rogério Arenque.

Rogério, que assina os foguetes Arenque Surfboards, comenta ainda que em alguns casos e níveis de surf, El Salvador exige um equipamento que responda à ondas rápidas e tubulares.

“Pranchas maiores também são indicadas para quando o mar exige mais punch, principalmente para Punta Roca, em La Libertad. E possivelmente nas ondas de Las Flores e Punta Mango, essa bem tubular, ambas ondas mais fortes”, analisa Rogério Arenque, shaper do Top-WSL Yago Dora.

Na foto de abertura, o top Ítalo Ferreira invertendo tudo em La Bocana, uma das poucas (e boas) ondas para a esquerda em El Salvador ( Foto ISA/ Pablo Jimenez). Nesta foto, Josh Kerr fazendo a linha em Punta Roca, uma onda tubular de alto nível em El Salvador - (Foto Billy Wats/divulgação.)

O QUIVER IDEAL PARA SURF TRIP EM EL SALVADOR

Um dos mandamentos para quem vai embarcar em uma nova surf trip, é estudar a fundo o destino e suas ondas para saber quais pranchas levar e os modelos ideais. Uma ótima ideia é conversar com amigos e conhecidos que já foram para o local e perguntar em detalhes o tipo da onda e que pranchas eles usaram por lá.

O seu shaper preferido é ema ótima fonte de consulta, pois eles são ótima referência ao atender inúmeras demandas e composições de quiver para surftrips. Por isso, buscamos contato com o shaper Gregório Motta, da Aerofish Surfboards.

À convite da ALMA SURF, Gregório Motta analisou quais pranchas são necessárias para levar para surfar os principais picos de El Salvador.

“Por se tratar de um país com ondas longas de point break, o leque de pranchas é infinito. Mas uma fish de biquilha é muito interessante. Para aprimorar a linha de surf e treinar arcos longos e polidos”, comenta o Gregório Motta.

Gregório Motta é conhecido pela variedade de modelos de pranchas, que vão de pranchas performance à experimentais, criadas no seu shaperoom cravado no coração do alternativo bairro da Vila Madalena, em São Paulo.

“Também acredito que levar uma prancha que mixe alternativa para quadri e triquilha com cinco 5 plugs é opção bem coringa no quiver, para funcionar bem nos dias de performance ou de tubos mais rápidos. E se puder, leve também uma Semigun no tamanho 6,4, para o caso de o swell entrar e você garantir a queda”, disse Gregório.

Sunzal é o point de surf mais conhecido de El Salvador; uma direita perfeita, cheia e extensa, que quebra sobre um fundo de pedra com várias seções. O nível de dificuldade da onda vai de surfistas iniciantes até avançados, entre picos e tamanho de onda.

GREGÓRIO MOTTA INDICA MODELOS DE PRANCHAS PARA LA LIBERTAD

El Salvador possui duas ótimas regiões para o surf. Na região mais central encontra-se La Libertad, que oferece pelo menos nove picos de surf com características bem diferentes entre eles. Na outra, mais ao sul, Las Flores.

La Libertad possui a maior variedade de ondas e estrutura de turismo e serviços para o surf em El Salvador. Hotéis de alto padrão e de baixo custo estão disponíveis para os turistas, com surf camps e pousadas descoladas para mochileiros.

Gregório Motta é experiente quando o assunto é surftrip para El Salvador, pois já esteve no pico e pegou boas ondas nas viagens que fez para lá.

“No pico de Sunzal, a onda mais famosa de El Salvador, quebra uma direita perfeita, cheia e extensa. É muito difícil para surfar de pranchinha, pois é uma onda no outside que precisa de um arranque de remada. Minha dica seria optar por longboards ou uma fish bem volumosa com bastante flutuação”, indica o shaper Gregório Motta.

Ter no quiver uma prancha com 5 plugs para troca de quilhas é uma ótima opção para uma surf trip em El Salvador. Ter a ″prancha coringa″ na bag garante o surf em qualquer tipo de mar - é só estar preparado. (Prancha brasileira Tropical Brasil - tropicalbrasil.com.br)

PRANCHA MULTIFINS PARA FAZER A CABEÇA EM EL SALVADOR

Outro pico de destaque é La Bocana, uma das poucas ondas em El Salvador que quebram para esquerda, para surfistas goofys que gostam de surfar de frente à parede da onda.

“Nesse pico a dica é uma prancha com mais curva, que encaixe dentro do tubo num curto espaço de tempo e ainda aplicar uma ou duas manobras. Exemplo seria uma prancha coringa multifins, uma quadri ou triquilha, que vai se encaixar muito bem nessas condições”.

Por fim, para a onda de Punta Roca, que é uma onda tubular, extensa, pesada e rápida para a direita, a dica desse “Guia de Surf El Salvador” é usar aquela sua prancha de alta performance para fazer aquele drop e pegar altos tubos.

Três opções de pranchas rabeta round para El Salvador! O modelo Surf Drip da Snap Surfboards é uma prancha versátil para qualquer condição de mar. O foguete Slater Designs modelo Omni é uma round tails unida ao design inovador do Tomo; que surfa ondas até 5 pés. A Lost – SaboTaj é uma prancha que o brasileiro adora, para surfar as ondas de El Salvador, Brasil ou Indonésia. Você pode encontrar esses modelos no pranchanova.com

PRANCHA ROUND E ROUND PIN PARA O LESTE SELVAGEM: LAS FLORES

Ao Sul – a região de Las Flores, conhecida como Leste Selvagem, apresenta duas ondas clássicas, como Punta Mango e Las Flores, e alguns secrets spots.

“Para o pico de Las Flores, minha dica são as pranchas round ou round pin para gerar mais velocidade. Uma prancha que coloque você sempre para frente da onda para não perder a sessão. Em dias menores é bom sempre ter aquela fish no quiver”.

“Por fim, a famosa onda de Punta Mango onde você encontra os melhores tubos de El Salvador. A dica é utilizar uma prancha maior 6,4 e as pranchas de alta performance para você fazer a cabeça e pegar altas ondas sem deixar a espuma te pegar”, ensina Gregório Motta.

RESUMO DO QUIVER IDEAL DO GUIA ALMA SURF EL SALVADOR

Depois de todos esses ensinamentos dos shapers Rogério Arenque e Gregório Motta, nosso Guia Surf El Salvador indica você preparar um quiver com 3 pranchas na bag de transporte dos foguetes.

Para as pranchas de performance, levar uma prancha maroleira para os dias menores, e surfar em qualquer condição, mas vale buscar puxar um pouco para intermediária; com cinco plugs para trocar quilhas. Essa é a opção coringa do seu quiver.

Ter uma prancha maior, é básico para qualquer surfista que tem o surf no pé – aquela prancha acima de 6.0 para os dias maiores e mais pesados.

A grande dica é, leve pranchas com bastante flutuação para ajudar na remada, pois os principais picos exigem braçadas fortes para chegar no outside.

E se tiver afim de tudo e descontrair legal, leve uma prancha clássica como um longboard ou fishboard, para fazer a cabeça em qualquer situação.

Agora organize seu quiver e partiu El Salvador! Lembre-se sempre levar muito protetor solar, roupas leves, parafina e bons leashes. Por fim, se prepare bem fisicamente antes da viagem, pois como já comentamos, as ondas são extensas e exigem longas remadas.

Veja mais:

Guia de Surf El Salvador

El Salvador é a mais nova meca do surf mundial

Esquenta Olímpico em El Salvador

Deixe uma Resposta