A Wildlife Photographer of the Year acaba de anunciar os vencedores do seu tradicional concurso de fotografia, que teve como grande vencedora a imagem chamada de “Sexo explosivo” – que mostra o momento que vários peixes (Epinephelus polyphekadion) correm para liberar seus espermatozoides enquanto uma fêmea solta uma explosão de óvulos.
A imagem da explosão subaquática deu ao francês Laurent Ballesta o título de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano (WPY, em inglês). A cena, agora eternizada, aconteceu no Atol de Fakarava no arquipélago de Tuamotu, na Polinésia Francesa, incrustada no Oceano Pacífico.
Laurent revelou que passou cerca de cinco anos no Atol de Fakarava, com mais de 3 mil horas de mergulho para captar o momento premiado. Além do prêmio principal, o francês também foi o vencedor na categoria Subaquática da competição.
“Sou atraído por esta imagem por causa da forma da nuvem de óvulos: parece um ponto de interrogação de cabeça para baixo. É uma pergunta sobre o futuro desses óvulos porque apenas um em um milhão irá sobreviver e se tornar um adulto, mas talvez seja mais simbólica. É uma questão muito importante sobre o futuro da natureza.” – Laurent Ballesta, Wildlife Photographer of the Year
“SEXO EXPLOSIVO” TRAZ ALERTA PARA NATUREZA
A fotografia “Sexo explosivo” trouxe à tona um importante alerta de preservação da natureza. A desova anual de Epinephelus polyphekadion é conhecida por reunir até 20 mil peixes, junto com muitos tubarões de recife em busca de alimento. E a pesca excessiva tem ameaçado a continuidade da espécie.
A imagem feita por Laurent Ballesta foi capturada em uma reserva natural profunda, local que oferece aos peixes uma proteção extra.
O presidente do júri “Vida de Selvagem do Ano”, Roz Kidman Cox, declarou que a imagem foi uma façanha técnica do fotógrafo francês.
“É em parte o cenário. A imagem foi tirada durante a lua cheia, mas também a escolha do momento, saber quando tirar a foto.”
Lançado em 1964, o WPY é organizado pelo Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido. A exposição anual Wildlife Photographer of the Year do Museu de História Natural de Londres está em cartaz.
A mostra vai rodar o Reino Unido na sequência e também será exibida internacionalmente em países como Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, entre outros.
VEJA OUTRAS FOTOS DO PRÊMIO VIDA SELVAGEM DO ANO
Deixe uma Resposta
Você deve ser registrado em postar um comentário.