“Surf Shack” de Quinn Matthews: O Mar como Lar

“Surf Shack” de Quinn Matthews: O Mar como Lar

A série “Surf Shack” de Quinn Matthews é um pérola fotográfica sobre o surf e as nuances do Oceano. Fotógrafo renomado com olhar refinado e “fora da caixinha”, o norte-americano selecionou suas fotos de surf favoritas para uma edição limitada na Santo Gallery, badalada galeria de Los Angeles, Califórnia.

Na curadoria de imagens, Quinn Matthews roda o mundo com registros fotográficos de surfistas como Dane Reynolds, John John Florence, Victoria Vergara, Balaram Stack e Josie Prendergast; em momentos sublimes de comunhão com o mar.

Nos destinos estão El Salvador, Secret no Caribe, Austrália, França, Panamá e Califórnia, com relatos sobre as sessões e perrengues por trás das fotografias.

Os relatos que compõem a obra são de Rosi Norton e Daniel Malikyar da Santo Gallery, que acompanharam todo o processo de curadoria de “Surf Shack”.

DANE REYNOLDS EM EL SALVADOR

Em El Salvador, Quinn acompanhou o americano Dane Reynolds no país da América Central.

Em uma boa sessão de surf, Dane e Quinn remaram por cerca de uma hora para acertar posição na bancada. Sem ninguém no pico e com muitos peixes pulando para todos os lados, surfista e fotógrafo ganharam percepção de que haviam tubarão por perto.

Mesmo com o sentimento de medo, continuaram na água e aproveitaram a oportunidade única de surfar sem crowd. E deu certo!

Quinn pegou o momento exato de um reverse gigante do Dane.

SECRET NO CARIBE

Uma onda secreta! Um ponto localizado fora da rota, foi o “estúdio” perfeito para os cliques do Quinn. Surfistas atentos monitoram as previsões e poucos privilegiados chegam ao pico, que só se alcance de barco. Mas um pequeno-grande detalhe chama a atenção:

A surf trip aconteceu à noite, que os surpreendeu com uma série que quase os engoliu.

Quando os primeiros raios de sol surgiram, uma pequena faixa de areia no Oceano emergiu e água ficou cristalina. A luz refletia entre as camadas da superfície, criando um espelho de céu sobre água brilhante.

O grupo surfou, acampou… e no dia seguinte partiram para evitar uma tempestade. 24 horas e aventura.

AUSTRÁLIA COM JOHN JOHN FLORENCE

Mar infestado de tubarões e uma session alucinante com o bicampeão mundial John John Florence na Austrália.

Água fria, que obriga Quinn usar um neoprene da cabeça aos pés – que o deixou parecido como uma foca (alimento preferido dos tubarões) – e que o fez pensar:

“Será que vou conseguir voltar para areia?”.

Medo? Resultado de uma fotografia alucinante, que segundo o autor, valeu por cada segundo dentro d’água.

DESFILE DA FRANÇA COM VICTORIA VERGARA

Em uma viagem pela costa Sul da França, Quinn acompanhou o time da Hurley em um rolê em Hossegor.

Em um momento ruim do swell, o fotógrafo achou o momento sublime da surfista Victoria Vergara, uma local francesa que costuma desfilar sobre suas prancha.

Sentimento perfeito: O estilo de Victoria, uma onda pequena, o pôr do sol.

Tudo se encaixou e mostrou a essência do surfar. Quinn descreveu como: “água quente em uma noite francesa perfeita”.

EM BUSCA DA ONDA PERFEITA NO PANAMÁ

América Central, dessa vez Quinn foi para o Panamá com o surfista Balaram Stack em busca da onda perfeita. Depois de duas semanas procurando, um grande swell veio ao encontro deles.

Foram de madrugada para o pico com a luz de um guia. Contudo, nem tudo são flores para alcançar a perfeição.

Sem saber onde estavam os corais, eles correram um grande risco, mas recompensa chegou: uma onda nunca antes surfada.

O surfe rolou na boa até que uma tempestade chegou e bagunçou com a o mar. Quinn já havia registrado o ponto alto da session.

O MEL DE LAGUNA BEACH

Em uma manhã bem nebulosa em Laguna, na Califórnia, onde não se via um metro à sua frente, Quinn foi à praia sem conseguir ver as ondas. Mesmo naquela condição extrema, ele nadou para o outside e a névoa era tão densa que não permitia nem “ouvir” as séries quebrando.

O reflexo tinha que estar em dia, pois um segundo bastava para tomar ondas na cabeça. E era esse o momento para a foto perfeita. Quinn estava no lugar certo, na hora certa. Ele fez a foto e saiu imediatamente do mar para olhar o registro em detalhes.

Esta imagem realmente parece uma pintura. A camada de névoa leva você para fora do ambiente.

ALUCINAÇÃO EM ORANGE COUNTY

Ainda na Califórnia, Quinn estava fotografando uma campanha da Billabong quando percebeu um grande “moment” em um dia comum em Orange County.

A longboarder filipina Josie Prendergast se levantou quando as séries se aproximavam, criando a ilusão de que estivesse surfando a onda para o fundo.

O efeito é absolutamente alucinógeno!

“SURF SHACK” DE QUINN MATTHEUS NA SANTO GALLERY

Para conhecer saber mais sobre a série “Surf Shack” de Quinn Matthews na Santo Gallery, acesse: santogallery.com

E para conhecer a obra e acompanhar Quinn Matthews, confira o site  e o instagram do fotógrafo:

quinnmatthews.com | @quinnmatthews_

Deixe uma Resposta