VANS 55 ANOS!

VANS 55 ANOS!

Nesta semana, na simbólica data do dia 16 de Março de 1966, a família Van Doren começou um sonho e abriu as portas da sua primeira loja na cidade de Anaheim, no sul da Califórnia. A Vans celebrou 55 anos de história em 2021 e segue firme no propósito em apoiar a expressão criativa ao redor de todo o mundo.

“Hoje, nós orgulhosamente celebramos os nossos 55 anos. Nós somos a Van Doren Rubber Company. Mas pode nos chamar de Vans”.

Início da marca na Califórnia

O primeiro nome da Vans era “The Van Doren Rubber Company”. Paul Van Doren e D’Elia possuíam a maior parte da empresa, enquanto James e Lee tinham apenas 10% cada. Na primeira manhã a loja vendeu doze pares de tênis do modelo chamado “Authentic”. A empresa tinha três modelos, que custavam entre $2,49 e $4,99 dólares.

Apesar de mais doze pares terem sido encomendados, eles ainda não haviam sido feitos, então Paul Van Doren e Lee correram para a fábrica para fazerem os pares e pediram que os clientes voltassem no fim da tarde. Ao fim da tarde quando eles voltaram, perceberam que haviam esquecido de separar troco para darem aos compradores, então deixaram que levassem os sapatos e pediram que retornassem no dia seguinte para pagar. E foi o que aconteceu, todos voltaram para pagar pelas suas compras.

Anos 70: Skate e novas lojas

A companhia continuou crescendo e skatistas que usavam os produtos deles eram vistos por todo o sul da Califórnia no início da década. Em 1975, o Vans “#95” conhecido como “Era” foi desenhado pelo skatista profissional Tony Alva e com a personalidade do empresário Stacy Peralta. Com acolchoamento e diferentes combinações de cores, o Era tornou-se a escolha de uma geração de skatistas, devido a sola antiderrapante oferecer uma melhor aderência.

Em 1976, a empresa anunciou o “#44” que se tornou popular no sul da Califórnia, entre os praticantes de skate e BMX, com o nome “Slip-On”. No final da década a Vans havia aberto sete lojas no estado e tinha importadores para vendas no exterior.

Anos 80: Modelos para wakeboarding, motocross e surfe 

Durante os anos 80, Paul Van Doren começou a ter menos importância nas atividades da companhia. Durante esse período a marca criou muitos modelos para fazer esportes como wakeboarding, motocross e surfe num esforço para competir com as grandes empresas de sapatos.

O modelo Slip-On ganhou atenção internacional quando apareceu no filme “Picardias Estudantis”, originalmente chamado “Fast Times at Ridgemont High”, sendo usado por Sean Penn. Este modelo também virou símbolo da geração punk, passando a fazer parte do vestuário de bandas de rock alternativo.

Falência e Retomada

A Vans entrou em um Chapter 11, processo que permite empresas em falência a se reorganizarem financeiramente por um determinado período de tempo. Mesmo que os produtos de skate e BMX da Vans vendiam muito bem, toda uma outra seleção enorme de produtos desestabilizavam as finanças da marca e a Vans acumulou uma enorme dívida.

O júri aprovou o processo de reorganização com a condição de que Paul Van Doren voltasse a ser o presidente da marca. Paul disse aos funcionários que eles não teriam aumento pelos próximos 3 anos e que haveria cortes em todos os setores, menos na qualidade dos produtos. Nesse período de 3 anos, a marca devolveu aos seus credores todos os U$12 milhões da dívida conseguindo retomar suas atividades.

Anos 90: Nova fábrica e eventos

 A Vans fechou a sua fábrica em Orange (Califórnia) e começou a fabricar sapatos no exterior em 1994. Também nesse ano iniciam o concurso “Vans Triple Crown” de skate. Em 1998, a Vans inaugurou uma pista de skate em Condado de Orange (Califórnia) de 4.300m² de área.

Nos anos 90, os modelos Slip On, Old Skool e SK8 foram reeditados em várias cores e estampas personalizadas por artistas, inspirando a moda retrô “Snakers” e tornando-se uma peça comum no guarda-roupa fashion das top models e celebridades.

 

Século XXI: Reconhecimento como uma das melhores marcas

No início do século XXI, Steve Van Doren, filho de Paul Van Doren, permaneceu com a empresa, assim como sua irmã e sua filha Cheryl Kristy. Em 2000 e 2001, a Forbes reconheceu a Vans como uma das “melhores empresas da América”.

Em 2002, Vans abriu um skatepark no festival “Bay Mall” na Internacional Drive, em Orlando, na Flórida, que acabou por ser encerrado em 21 de janeiro de 2012. Já no ano de 2004 lançou o recurso de customização no site deles, através do qual os clientes podiam desenhar o seu próprio par de Slip-On.

Em 2011, a Vans ficou marcada quando a empresa ultrapassou US$1 bilhão em vendas anuais pela primeira vez em sua história, sendo a primeira marca individual de skate no mundo a alcançar esse patamar.

No ano de 2013, a marca se tornou o patrocinador do US Open of Surfing, um dos eventos mais icônicos e esperados todos os anos no mundo inteiro realizado em Huntington Beach (Califórnia). Confiram a timeline de toda a história da Vans:

https://www.vans.com.br/quem-somos#1976

Para saber mais, acesse o site da Vans:  https://www.mathieurivrin.com/

E siga no Instagram: @vansbrasil

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