Acordei na Ilha… por Pedro Tanaka

Acordei na Ilha… por Pedro Tanaka

O amigo surfista Pedro Tanaka, faleceu neste último sábado aos 23 anos de idade, durante uma sessão de pesca submarina no litoral norte de São Paulo. Conhecido pela coragem e destreza no surf, Tanaka deixou como mensagem uma conduta irretocável e uma paz contagiante, como no seu último post: “Acordei na ilha…”

Pedro era uma pessoa iluminada. Amigo leal, era tranquilo respeitoso e muito educado. Surfista destemido, tinha um estilo ímpar de surf, com muita base para pegar os bons tubos de Maresias e Paúba, e todos os outros que se formavam no litoral norte de São Paulo, como em Camburi e Guaeca.

Tricampeão Paulista e bicampeão brasileiro Universitário de Surf, Pedro inspirava os amigos pela sua postura guerreira de “Samurai” ao enfrentar as competições da vida, tanto dentro como fora do mar.

Bom pescador, vinha aprimorando seus conhecimentos sobre a culinária caiçara, cada vez mais especialista em assar bons peixes para os amigos próximos.

MERGULHO PARA A ETERNIDADE

Com família ligada ao mar, Pedro estava com o seu pai Cesar no momento do acidente, ocorrido em uma laje próxima da praia de Toque Toque, que possui cerca de 15 a 25 metros de profundidade .

Pedro mergulhou para mais uma pesca… e não voltou à superfície. Na falta de sua presença, os amigos pularam novamente para o fundo e encontraram o pescador submerso apagado. O retiraram da água para o barco e foram para Maresias.

Nas areias da praia de Maresias que ele conhecia tão bem, todos os primeiros socorros aconteceram, com massagem cardíaca e uso do desfibrilador. Sem reação, foi levado para o hospital local.

HOMENAGENS AO SAMURAI

Em sua conta de Instagram, uma cascata de lágrimas feitas por mensagens ganharam os comentários de seu último post, que tinha a legenda: “Acordei na ilha…” – publicado há dois dias.

Nas mais de 500 mensagens, os amigos mostraram muito carinho pelo amigo distinto, com lindas declarações de respeito e amor.

“Pedrinho, vá com Deus! Foram momentos incríveis ao seu lado, dias pesados no mão grande, e você sempre destemido e com uma energia positiva que contagiava. Sempre puxando o nível e querendo bater de frente comigo! Inúmeras vezes, eu, você e o Jonathan no surf, e os role pra cima e pra baixo! Descanse em paz, sentiremos a sua falta!”, escreveu Thiago Camarão, amigo de longa data de Pedro Tanaka.

O primo Lucas Tanaka, que passou muitos momentos de infância em companhia de Pedro, também deixou singela mensagem.

“Meu eterno melhor amigo, meu irmão do coração, meu primo amado. Não tem palavras no mundo que descreva a dor de perder um herói, um companheiro, a pessoa que me ensinou a ser quem eu sou. Obrigado por tudo. Fico muito feliz e orgulhoso de ver o legado de amor e carinho que você deixou. Te amo pra sempre”.

Em sua própria conta pessoal, Lucas Tanaka abriu novamente o seu coração para uma mensagem direta ao primo querido, quem ele considera como um irmão.

“Talvez seja o momento mais triste da minha vida. É surreal pensar que não está mais aqui comigo o cara que cresceu como um irmão, meu companheiro de brincadeiras, de aventuras, de planos, de brigas e de tudo mais. Foi com você que aprendi a ser o irmão amoroso que eu tento ser. E que irmão incrível você é para suas irmãs. E que filho incrível você é para os seus pais. E que neto fantástico você é para a vovó e o vovô. A pessoa mais esforçada, batalhadora, competitiva, o maior atleta da família. Tão trabalhador que estava até difícil nos encontrarmos. O dia que nos vimos pela última vez foi um dia tão feliz para mim, foi um divisor de águas na minha vida. Muitas das memórias da nossa infância permanecem impactas. Não nos parece justo a gente perder alguém tão jovem e forte repentinamente. Parece punição, castigo, mas não é. Talvez Deus realmente escolha para ficar ao lado dele as melhores pessoas. Fica o legado de amor pela família, pelo esporte, pela natureza, o exemplo de força de vontade e determinação…”

“Uma parte de mim vai com você, enquanto a parte que fica; será sempre grata pela influência que você teve nela. Que você eternamente possa estar fazendo o que mais ama. Espero que o céu tenha muitos tubos pra você surfar. Obrigado por tudo.”

Nós da ALMA SURF, pedimos a liberdade para usar a legenda do último post do Pedro Tanaka como o título desta publicação, transformando cada comentário em mensagens à família e aos próprios amigos dessa pessoa iluminada.

Pedrinho, descanse em paz.

 

Deixe uma Resposta