El Salvador é a mais nova meca do surf mundial

El Salvador é a mais nova meca do surf mundial

Surfar só de bermuda e protetor solar, é o tipo de coisa que faz bem à alma. Agora, imagina a máquina ligada com direitas longas e intermináveis, selo “worldclass” de qualidade. E pra quem prefere tem esquerdas com ótimas paredes também, que foram reveladas durante o último mundial de surf amador realizado pela ISA em El Salvador.

E isso tudo com um pano de fundo hipnoticamente dramático, de vulcões imponentes e um pôr do sol dourado sobre o Pacífico. Não à toa, a República de El Salvador foi escolhida como etapa final da seletiva para o surf olímpico, reunindo grandes nomes do esporte mundial fechando a lista que vai competir em Tóquio.

El salvador é o menor país da América Central, banhado exclusivamente pelo Oceano Pacífico ao sul. Os 21 quilômetros que compõem a costa foram apelidados pelo governo salvadorenho de “Surf City”, que compõem 13 milhas que tem sido consideradas uma das mais novas mecas do surf mundial.

Não que El Salvador seja uma novidade para os surfistas do Brasil, pois faz parte das surf trips dos brasileiros desde a segunda metade dos anos 90, quando chegou ao fim a guerra civil que atormentou o país. Com variados pacotes de bom custo benefício nas tradicionais agências de viagens especializadas em surf, a “Surf City” é pico certo para fazer a cabeça em um país próspero.

A ALMA SURF estreia hoje o “GUIA DE EL SALVADOR”, com uma série de reportagens que vão revelar tudo sobre esse país de ondas excelentes e ótima hospitalidade.

SURF COMO UM DOS PILARES DE PROSPERIDADE EM EL SALVADOR

O governo de El Salvador enxergou todo o potencial de turismo que o país tem por meio do surf, e tem investido pesado em infraestrutura para receber os turistas. Apostou em regiões já tradicionais para o esporte e aproveitou para estimular viagens internas por outros roteiros por fora das ondas.

Para o surf, duas regiões se destacam com boas ondas em El Salvador. A mais central é La Libertad, com ótima infraestrutura e zona hoteleira, que conta com os picos de El Sunzal, Punta Rocas, La Bocana, El Zonte , KM 59 e Mizata.

A outra região é a de Las Flores, conhecida como o Leste Selvagem, que comporta as ondas as cobiçadas ondas de Punta Mango e de Las Flores – que leva o mesmo nome da zona e respira o melhor espiríto “The Search”.

INFRAESTRUTURA EM TURISMO PARA MUDAR A IMAGEM DO PAÍS

Embora El Salvador não venha imediatamente à mente como um destino de viagem de turismo que não seja para o surf, o potencial turístico do país se prova em números. Segundo dados oficiais, mais de 200 empresas foram criadas na Surf City nos últimos anos.

Vendedores ambulantes praticam comércio e oferecem serviços na praia, enquanto a polícia passa segurança a locais e turistas. El Salvador vê no turismo proporcionado pelo surf, uma esperança para superar o subdesenvolvimento e a imagem arranhada mundialmente pela violência praticada no passado por guerrilhas.

Ah, se for a El Salvador, vale ressaltar que a gastronomia local está ganhando novo status e os hotéis estão preparados para receber os m ais exigentes turistas. E não deixe de provar as famosas pupusas, comida típica do mercado informal de rua, um tipo de panqueca salvadorenha.

Na bagagem para viajar para El Salvador, tenha na mochilão roupas leves para o clima tropical e parafina para água quente. Uma botinha de borracha para surfar pode ser conveniente, já que a entrada e a saída de alguns picos é um pouco complicada, por conta de pedras irregulares e ouriços do mar. No mais, boa viagem!

Acompanhe aqui no site da ALMA SURF a série de reportagens “GUIA DE EL SALVADOR” – e boa viagem!


Deixe uma Resposta