SURF É ARTE

John Severson
Surf e arte: vida longa
No mundo do surf há pessoas cujas ações parecem tocar a vida de muitos por meio de sensações. Dentro da comunidade surf tem uma pessoa em que muito nos inspira, transforma e alimenta pela emoção do seu trabalho. Este ícone é o artista, fotógrafo, cineasta, escritor e editor John Severson. Este homem é um visionário cuja jornada iniciada ainda na década de 1950 criou o núcleo central do mundo do surf como um norte decisivo para sempre. Longevidade histórica éuma faceta para o surf do passado, presente e futuro. John Severson é eterno.

John Severson, com 70 anos de idade, antes de tudo se considera um multiartista por vocação. A paixão pela pintura é uma opção de vida que se desdobra em muitas facetas criativas. Mas, ele também apreciaem muito o processo detalhado de se fazer filmes para exibir em salas de cinema. E por isso possui alguns títulos de autoria própria, que enfrentam o tempo apoiados em fãs aficionados que não se casam de assisti-los.
Pacific Vibrations é dos top filmes historicos que nos deu uma visão particular de um point break, assim como ‘’The Ranch’’
Pacific Vibration é um dos topsque deu uma visão particular de um point break, assim como “The Rangs”. Assim que um filme está pronto, John coloca o pé na estrada para promover pessoalmente a obra. Louise, sua mulher, vende os tickets e distribui os panfletos no hall, e de quebra agita o ambiente. E John, apresenta seu novo filme. Severson dizsobre o público. “Eu amo ficar em frente da multidãoe fazer a introdução de deleite da obra. Essa sensação é quase tão boa quanto achar as ondas e os surfistas certos na produção de um grande filme.”Vale lembrar, que os filmes de John Severson estão sob os direitos do acervo da Surfer Magazine, da qual foi fundador, a contribuição mais memorável para o esporte desde 1960, primeira publicação voltada ao estilo de vida surf. Severson, inteligente, lançou a revista para divulgar seus filmes… E deu certo.
Hoje, depois de 50 anos de publicação, a Surfer é a maior revista de surf do mundo, com ótimos números de distribuição e vendas, seguidores e aficionados, e bons conteúdos. Com os anos 60,o Esporte dos Reis nunca mais foi o mesmo. John tinha um projeto criativo e revolucionário. Jenna e Anna, suas filhas, foram influenciadas pela arte pulsante do pai, que vendeu a revista mais de uma década depois como um fenomeno de alcance global. Ele adrenalizado pelo momento, vocacionou as energias mais puras. Em 1970 já estava no Hawaii, com as meninas de 7 e 9 anos, morando em Maui. E esta lá até hoje.Nas ilhas havaianas, corre a frase “Maui No Kai Oi’’, algo como “Maui é melhor’’. E é perceptível que a força da família entrelaçou-se as belezas desse pedaço tropical.
As vezes fala que vendeu a revista muito cedo, que poderia ter contribuído mais. Porém, sem arrependimentos. As lembranças de uma tribo rebelde, revolucionária e descriminada ficaram. John, em páginas de revistas, mostrou a pureza da prática e do estilo de vida surf em junção ao desafio a brutalidade belíssima da mãe natureza, representadas em ondas. Severson é daqueles que acorda cedo e caminha pela praia, vai longe.
Do estúdio da família, artes plásticas e desenhos são apenas uma das criações dos Severson. Uma composição que comporta fotografias, neoprenes, aloha shirts, outras roupas e sapatos… é sapatos. Louise conheceu John no ano de 1957 no Hawaii. Ela em férias com a família, e ele servia ao exército. Os dois são de San Clemente na Califórnia, mas o destino os uniu no Hawaii, quando John, tentou vender-lhe umas telas em frente do Royal Hawaiian Hotel, e apesar de ela não ter comprado nada, estão casados até hoje.
Alize, filha de Jenna e seu parceiro Nathan Howe estiveram envolvidos na operação e na curadoria da galeria Puka Puka, localizada em Pai’ia em Maui, Havai. Ambos tem um dom para a arte. Alize é uma talentosa artista grafica e Nathan é um talentoso arquiteto especializado em design de paisagems com experiencia em tocar em festas com um Ipod. Eles se conheceram em Nova York quando Alize estava indo para a faculdade, Nathan se formou em Penn State, mais foi apresentado ao surf pela primeira vez com o livro Book Of The Waves de Drew Kampion e John Severson. Ele imaginou como o surf era a muito tempo e sonhava com o esporte em um lugar que não tinha ondas. Enquando a filha de Jenna viajava de Maui para Paris, Londres seu marido administrava o Manu Chao que esteve recentemente em tour no brasil.
Alize, filha de Jenna, é casada com Nathan Howe, talentoso designer que é envolvdio com amusicagosta de tocar músicas como um DJ. Se conheceram em Nova York, e Nathan foi apresentado as ondas em Book Of The Waves, livro de Drew Kampion e John Severson. A partir daí, imaginará o surf isolado pela cidade sem ondas. A vida anda, o marido de Jenna esteve no Brasil recetemente com o musico Mano Chao, um cara que fala muito de família.
Jenna também é mãe de Luna, Kaia e Alana. E sua irmã Anna tem uma filha, Zoe que vive em Maui. Elas adissem ter muita sorte de ter nascido em uma família de artistas. Viagens a países exóticos são considerados um sonho real, com períodos anuais de viagens por ilhas do oceano pacífico. Surfistas, amam a praia. E Jenna valoriza o pai. “Eu nunca conheci ninguém com tal compromisso e motivação para viver do que ama.Hoje mesmo, caminhando ao longo da praia, papai comentava sobre as cores que ele pensava em usar numa pintura. Basta um pincel na mão que o dia está bom”.
No estúdio Severson, um espaço chamado The Wall é a veia artística da casa. Todos o usam para fixar inspirações artísticas e manifestos, uns em cima ou ao lado dos outros na mesma parede, como que uma saída criativa. Alia, ao longodo tempo,fragmentos e traços, tintas e desenhos que tornaram-seuma fonte contínua depensamento einspiração.Ao mesmo tempoum livro inteirofoifixadona parede.John busca referencia de todos os lados. Como eleverdadeiramente apreciao que oprocesso criativo épor quem estáfazendo isso, não possui favoritos em filmes,artesoufotografias,o mestre diz que todos seu lugar de destaque.
Essa galeria é o local premiere de todo trabalho artístico dos Severson. No Havaí a palavra puka significa pequeno buraco ou algma coisa com um buraco. A Puka Puka Gallery fica na famosa Hana Highway na frente e atrás da loja esta Pa’ia Bay onde o surf é conhecido por ter um break consistente. Uma localização bonita para uma galeria, a apenas algumas milhas do épico surf spot Jaws e do outro lado da ilha esta a impressionante Honulua Bay. Não há localização melhor para uma galeria com surf, família e uma multi general apresentação de arte em vários meios.
Recentemente o filmmaker Jack McCoy visitou John e a galeria para presente alo com seu novo filme A Deeper Shade Of Blue que agora é exibido no Maui Film Festival.Foi um evento especial e os locais vieram para aproveitar a apresentação e o discurso pessoal de Jack sobre ele ter feito o filme. A família de Rell Sunn veio e gostou de ver as pranchas de surf, trabalho artístico e andar com Jack pela galeria. Rell era uma amiga para Jack e John e como surfista profissional ela e suas amigas começaram a Women’s Professional Surfing Association. Rell morreu de câncer em 1997, mais seu nome continua vivo e ter sua família na Puka Puka com Jack McCoy foi uma grande noite para galeria.
No futuro a família espera fazer eventos especiais na galeria, possíveis naïve Hawaiian Tapa making, film screening e exibições que dividem trabalhos de artistas cujos trabalhos estão ligados de alguma forma. John é considerado o artista principal na galeria Puka Puka e os melhores momentos de seus trabalhos ao longo do ano estão la. Ele querem dividir o in-depth array do trabalho artístico para fazer a galeria um destino para pessoas visitarem enquanto estiverem em Maui do mesmo jeito que simula os residentes de Maui. Alize gostaria de ver a galeria continuar crescendo e ver ainda mais criatividade vir da família e dos amigos que compões a Puka Puka. Ela sente que se manter fiel a tarde e a ela mesma vai ressoar com pessoas e esperanças para compartilhar a verdade na arte para a maioria das pessoas que vierem ao Puka Puka.

APukaPukaGalleryda família fica em Pa’iaBay, uma belíssima praia que conforta galeria, apenas alguns quilómetros de Jaws. Aliás, o cineasta JackMcCoyvisitoua galeria para presentear John com seu filme A Deeper ShadeOf Blue, que exibido agora exibido noMaui Film Festival. A família de Rell Sunn também esteve nesse dia. Rell era amiga de John e Louise, e Jack lembra dos tempos em que RELL SUN.
No futuro a família espera fazer eventos especiais na galeria, possíveis naïveHawaiian Tapa making, screening de filme e exibições que dividem artistas cujos trabalhos se entrelaçam. John será considerado o principal artista no PukaPuka, junto com os melhores momentos de seu trabalho durante o ano. Eles gostariam de estimular as pessoas a irem a Maui e também simular a vida dos habitantes de Maui. Alize quer ver a galeria crescendo e ver cada vez mais criatividade da família e dos amigos que fizeram o PukaPuka. Ela sente que sendo honesta com a arte e ela mesma ira ressoar com as esperanças de pessoas para dividir verdade em arte para a maioria das pessoas que vem ao PukaPuka.
Essa família ícone de artistas e surfistas já conquistou para si uma vida de ondas, arte e aventura. Eles criaram uma galeria que estendeu suas vidas de arte para os outros aproveitarem e apreciarem enquanto apóiam outro artista que os inspira. O trabalho de John continuou a ser prolífico, mantendo o stoke do surf la fora para todos o vivenciarem. Seu amor pelo oceano agradou sua família e parece que vai continuar fluindo por suas vidas pelos ano que viram. Tres gerações talentosas uma paixão pela longevidade é certamente um fator da família Severson. De Maui para o Brazil John Severson e sua família dividem com você o espírito aloha e esperam lhes dar as boas vindas na vida deles no paraíso.
Keiko Beatie

Deixe uma Resposta