Projeto social Surf Praia Para Todos vai atender mulheres jovens e população em vulnerabilidade social no Rio

Projeto social Surf Praia Para Todos vai atender mulheres jovens e população em vulnerabilidade social no Rio

Democratizar a prática do surf, promover inclusão e integração social por meio do esporte, gerar experiências transformadoras e ofertar aulas gratuitas às mulheres jovens em situação de risco, também para grupos da terceira idade e pessoas com deficiência das comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Esse é o projeto Surf Praia Para Todos, que será realizado durante um ano nas praias de São Conrado e do Arpoador, graças a inédita parceria com a Loterj via Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A tríade que reúne inclusão social, iniciação esportiva e acompanhamento psicológico, resume as prioridades do “Surf Praia Para Todos”, que vai atender os moradores das comunidades citadas, em formato de laboratório educacional gratuito com o empréstimo de todos os materiais, tais como pranchas e equipamentos de segurança.

Cada um dos dois núcleos contará com produtor e coordenadores locais, monitores esportivos, recepcionistas, assistentes de produção, fotógrafos, videomakers, salva-vidas e psicólogos, que farão o acompanhamento das 240 alunas(os) beneficiadas(os) pelo projeto.

As inscrições estão abertas às comunidades selecionadas pelo projeto, para quem esteja interessado em aprender e evoluir com o surf, um dos esportes que mais cresce no Brasil.

Recente pesquisa divulgada pelo Ibobe Repucom mostrou que existem 53 milhões de pessoas interessadas pelo surf no Brasil, motivados pelo fenômeno Gabriel Medina e pelas conquistas da Geração Brazilian Storm. Contudo, os altos custos para prática esportiva são inibidores, pois apenas 5.5 milhões praticam o esporte, sendo que as mulheres ocupam menos de 10% desses números.

“A parceria entre a ABIEP (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha) com a Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) pretende ser um modelo para o esporte brasileiro, que tem hoje no surf um grande agente de benefícios físicos e mentais e uma excelente imagem de superação com qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, combinações que geram uma poderosa ferramenta de transformação social.” – Romeu Andreatta, presidente de honra da ABIEP, realizadora do Surf Praia Para Todos.

O Surf Praia Para Todos Rio será realizado graças a parceria com a Loterj, uma autarquia do Governo do Estado do Rio de Janeiro vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, que reverte anualmente até 70% dos seus lucros a projetos sociais, que já beneficiaram mais de 300 instituições.

O lançamento oficial do projeto acontece no dia 21 de junho, às 10 horas da manhã, com a presença de autoridades na Praia de São Conrado.

 

SERVIÇO:

Projeto: SURF PRAIA PARA TODOS

Data de Lançamento: dia 21 de junho de 2023

Horário: às 10 horas

Local: Praia de São Conrado, Avenida Prefeito Mendes de Morais, nº 1505.

Para mais informações, acesse: www.surfpraiaptodos.com.br

Instagram: @abiep_oficial | @loterjoficial 

 

 

Deixe uma Resposta